NOTÍCIAS

Bahia 19:47, 1 mar 2021 Estado da Bahia adere aos Jogos Escolares Brasileiros

Estado da Bahia adere aos Jogos Escolares Brasileiros

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta segunda-feira (1°), de uma reunião on-line com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) para efetivar a adesão do Estado nos Jogos Escolares Brasileiros, previstos para acontecer entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro de 2021, no Rio de Janeiro, se houver condições sanitárias devido ao novo Coronavírus. 

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do esporte para a formação dos estudantes e para a Educação em Tempo Integral. Ele lembrou ainda os investimentos que o Governo da Bahia vêm realizando no sentido de fortalecer a prática esportiva no currículo escolar, com destaque para a construção dos Complexos Poliesportivos Educacionais.

“Já inauguramos os Complexos em Conceição do Coité e São Gonçalo dos Campos. Estão sendo construídas novas unidades em Itapetinga, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe, Serrinha, Irecê e Jequié e lançamos o edital para mais seis complexos, contemplando Salvador, Campo Formoso, Ipiaú, Vitória da Conquista, Itamaraju e Feira de Santana. Os locais atenderão aos estudantes das redes municipais, estadual e particular, ajudando na formação escolar e de novos atletas”, afirmou ao acrescentar que “os Jogos Escolares Brasileiros têm uma bela história, sendo um ponto motivador para os estudantes e todas as comunidades escolares”.

O presidente da CBDE, entidade que realiza a competição no Brasil, afirmou que a Bahia é um Estado atuante no incentivo às práticas esportivas na escola. “A Bahia sempre é um destaque positivo quando o assunto é esporte nas escolas e jogos escolares. Estamos torcendo para que o país tenha condições sanitárias para realizar este evento e pretendemos realizar uma grande confraternização esportiva, no momento pós-pandemia”. 

O coordenador executivos de programas e projetos estratégicos da SEC lembrou que a Bahia já realiza os Jogos Escolares da Rede Pública (JERP) e falou sobre as expectativas com a parceria. “Este é um momento em que o Governo da Bahia amplia as possibilidades de desenvolvimento da cultura corporal dos nossos estudantes por meio do esporte. Participar dos Jogos Escolares Brasileiros é uma expectativa para os estudantes e um espaço que costuma revelar grande talentos para o esporte brasileiro”, destacou. 

Participaram também do ato de adesão o coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da SEC, Gildison Alves; o diretor da Superintendência dos Desportos da Bahia (SUDESB), Vicente José de Lima Neto; o presidente da Federação Baiana de Esporte Escolar, Adriano Souza; o vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Escolar, Robson Aguiar; o presidente da CBDE, Antônio Hora, e o consultor da FBEE, Reginaldo Sacramento.


Tags: Bahia BA Jogos Escolares da Juventude