NOTÍCIAS

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais 16:35, 17 jun 2019 Escolha dos novos diretores de escolas estaduais acontece nesta segunda-feira (17/6)

Escolha dos novos diretores de escolas estaduais acontece nesta segunda-feira (17/6)

Processo acontece em 3.496 escolas da rede estadual de ensino

Nesta segunda-feira (17/6), as escolas da rede estadual de ensino e as comunidades escolares estão mobilizadas no processo democrático de escolha dos novos gestores das escolas. Serão escolhidos diretores e vice-diretores de 3.496 escolas. O processo acontece no período de 8h às 20h.

Na Escola Estadual Gervásio Lara, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, Edilene Morais Macário foi uma das primeiras pessoas a votar. Ela é mãe do aluno do 9º ano do ensino fundamental, Gabriel Henrique Morais Teixeira, e da estudante do 7º ano do ensino fundamental, Camille Vitória Morais Teixeira. Edilene destaca a importância de participar do processo.

“Gosto de participar da vida escolar dos meus filhos e vim aqui para dar um voto de confiança para a chapa que escolhemos. Meus filhos participaram das discussões na escola e me falaram sobre a propostas, o que me ajudou na escolha”, conta.

A votação acontece em cédula única. Podem participar do processo de escolha: profissionais em exercício na escola; aluno com idade igual ou superior a 14 anos; aluno matriculado no ensino médio ou educação profissional, independente da idade; e pais ou responsáveis por aluno menor de 14 anos matriculado no ensino fundamental.

Emanuel Fernandes de Oliveira faz parte do grupo de alunos que já pode votar. O aluno, do 8º ano do ensino fundamental, conta que foi difícil decidir qual a melhor opção entre as duas chapas que disputam a indicação na Escola Estadual Gervásio Lara, mas que depois de conhecer os planos de gestão de cada uma tomou sua decisão. “Vi as propostas das chapas e as duas abordaram a questão da infraestrutura da escola. Acho muito importante isso. Escolhi a que achei que seria melhor para a escola”.

Há 17 anos, Maria do Carmo Braga  atua como especialista de educação na Escola Estadual Pio XII, em Januária, no Norte de Ninas,  e  reforça a importância do voto consciente. “Não se pode votar por achismo. É importante conhecer quais contribuições as chapas têm a oferecer para a escola. Foi assim que escolhi minha chapa. Também procurei aquela que acredito que vai oferecer maior interação com o grupo de servidores e alunos”.

Todo processo de escolha é coordenado por uma Comissão Organizadora, eleita em assembleia, composta por membros da comunidade escolar. A comissão é responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação do processo de escolha e convocação da comunidade escolar para participar do processo.

A apuração dos votos acontece ainda nesta segunda-feira (17/6). Será vencedora a chapa que obtiver o maior número de votos válidos.


Tags: SEE MG Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais seemg educação minas gerais escolha de diretores