NOTÍCIAS

Rio de Janeiro 19:13, 14 ago 2017 Escolas públicas do Rio de Janeiro promovem palestras sobre a Lei Maria da Penha

Marcia Costa
Foto:

Iniciativa faz parte do Programa Lei Maria da Penha vai à Escola

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro e o Ministério Público Estadual iniciaram novo ciclo de palestras sobre a aplicação da Lei Maria da Penha nas escolas públicas estaduais. Até novembro, mais de dez unidades de ensino devem realizar os encontros. Desde abril deste ano, mais de 20 colégios da Região Metropolitana promoveram a ação, uma iniciativa que faz parte do Programa Lei Maria da Penha vai à Escola, criado por meio da Lei Nº 7.477, sancionada pelo Governo do Estado, em 2016.  

As palestras foram elaboradas por meio de um convênio, firmado em março deste ano, entre a Secretaria de Educação e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher, do Ministério Público Estadual. Também foram desenvolvidas videoaulas para trabalhar, de forma preventiva, a violência contra a mulher.

O secretário de Educação, Wagner Victer, destaca que o Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a adotar a proposta em forma de lei. Ele ressalta que as palestras apresentam a Lei Maria da Penha de maneira didática e esclarecem dúvidas dos jovens alunos e da comunidade escolar.

– A aceitação dos estudantes e professores das escolas onde as palestras já aconteceram foi muito positiva. Debater esse assunto com os jovens é fundamental para que reflitam e levem esses conhecimentos aos seus colegas, famílias e para outros espaços em que convivem – disse o secretário de Educação, Wagner Victer.

Tags: Rio de Janeiro RJ Ministério Público Lei Maria da Penha Secretaria de Educação do Rio de Janeiro