NOTÍCIAS

Roraima 13:08, 27 jan 2021 Secretaria de Educação mantém suspensão do ensino remoto

Secretaria de Educação mantém suspensão do ensino remoto

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) mantém suspenso no período de 27 de janeiro a 09 de fevereiro, o ensino remoto vinculante em toda a rede estadual de ensino. Ou seja, durante este período está suspenso o envio pelos professores, de atividades educacionais impressas ou online para os estudantes das escolas da capital, interior e indígenas.

De acordo com a Portaria N° 0001/2021, a decisão foi baseada considerando as medidas recomendatórias do ‘Comitê de Crise para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de importância Internacional e Nacional’ decorrente da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Estado de Roraima.

Diante do cenário atual da pandemia em Roraima, a suspensão temporária do ensino remoto também foi necessária para alinhar, planejar e definir as ações pedagógicas além da reconstrução do Plano de Trabalho Escolar com foco no currículo escolar das etapas e modalidades da Educação Básica.

As férias escolares encerraram neste dia 26 de janeiro. A partir de agora, as equipes de gestão escolar e coordenação pedagógica das escolas promoverão junto ao corpo docente, reuniões pedagógicas online para definir as ações educacionais para a conclusão do ano letivo 2020.

“O cenário da pandemia que vivenciamos hoje em Roraima requer que se mantenha os cuidados e protocolos sanitários de biossegurança. Foi necessária essa suspensão do ensino remoto para alinhar as ações educacionais na rede e visando acima de tudo a segurança de professores, servidores e alunos”, destacou a Secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

A Seed promoveu uma reunião via web com todos os gestores escolares da capital e interior para apresentar a Portaria e repassar as orientações necessárias para o seu cumprimento.

Os departamentos de ensino como o DEB (Departamento de Educação Básica) e DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) vão acompanhar as atividades pedagógicas das instituições de ensino e a Divisão de Fortalecimento de Currículo será responsável por monitorar os trabalhos.

O Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) deverá desenvolver no período atividades de formação a fim de potencializar o processo de ensino aprendizagem com foco nas diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

“É importante informar que todo o planejamento, cursos, capacitações e formações vão ocorrer de forma online. É uma forma de respeitar, zelar e cuidar dos nossos profissionais”, reforçou Semaias Alexandre, secretário adjunto da Educação Básica da Seed.

Retorno presencial sem data definida

Até o momento não há nenhuma data definida para o retorno das aulas presenciais nas escolas. Essa decisão de retomada presencial das aulas será tomada em conjunto com a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde).

Embora ainda não exista data definida, a secretária de Educação adiantou que a perspectiva para um futuro retorno das aulas presenciais é de forma gradual e escalonada, com a implementação de tempos extras na escola e também com a distribuição de tempos em aulas remotas.

“Mas esse formato de retorno ainda está sendo cuidadosamente estudado pelas equipes pedagógicas, e as decisões serão baseadas na legislação educacional e nas orientações e normativas vigentes, com ampla divulgação para a sociedade”, explicou Leila Perussolo.


Tags: Roraima RR