NOTÍCIAS

Bahia 11:24, 22 jun 2020 Escolas estaduais baianas comemoram os festejos juninos com atividades virtuais e interativas

Escolas estaduais baianas comemoram os festejos juninos com atividades virtuais e interativas

Tendo em vista a suspensão das aulas como medida de prevenção ao novo Coronavírus, as escolas da rede estadual de ensino estão comemorando os festejos juninos com diferentes atividades virtuais. Sem poderem sair de casa, os estudantes se divertem com concurso de frases juninas, projeto cultural, arraial e quadrilhas, realizados de forma on-line. As ações estão sendo compartilhadas através das redes sociais das escolas. Os professores também entraram no clima, com animação e interação, embalados pelas músicas tradicionais que traduzem a riqueza cultural do povo nordestino.

No colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, localizado no município de Matina, mesmo longe da escola, os estudantes não vão ficar parados. Eles irão participar da Quadrilha Virtual. Cada estudante deverá gravar um vídeo de até 10 segundos dançando sozinho ou com seu par, que pode ser mãe, pai ou algum irmão. Os vídeos serão postados nesta segunda-feira, dia 22 de junho, formando uma verdadeira quadrilha on-line. 

O Colégio Estadual Severino Vieira, localizado em Salvador, está promovendo, até o dia 29 de junho, um concurso de frases junina, que tem como título "Meu São João diferente". O objetivo é agregar estudantes, familiares e toda a comunidade escolar em uma atividade lúdica remota, na qual serão trabalhadas a escrita e a criatividade dos participantes. Os estudantes participam enviando as suas frases e estas são postadas nas redes sociais da escola. A frase mais criativa, escolhida pelos professores, será divulgada no YouTube. 

O estudante Gabriel Vitor de Almeida, 13, 8º ano, disse que a saudade dos festejos juninos o inspirou a escrever a sua frase, que, na verdade, é uma poesia: "Não  podemos festejar uma festa tão bonita. Estamos em isolamento social, por conta desta pandemia. Porém, apesar do isolamento social, eu festejo com minha família, em casa e com o coração cheio de alegria". Quem também participa é Ludmila Freitas Santos, 15, 9º ano. "É uma experiência maravilhosa este concurso, pois lembrei muito dos tempos em que eu me caracterizava como caipira e, também, recordei as festas juninas da escola", comentou. 

Já o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Senhor do Bonfim realizou, na quarta-feira (17), o "Forró on-line CJCC Bonfim", que consistiu em um encontro virtual entre os professores com o objetivo de refletir sobre a importância dos festejos juninos para a cultura da cidade de Senhor do Bonfim. A atividade contou com compartilhamento de experiências, mensagens, exposições e escolha das melhores fotos com temática junina. O CJCC de Vitória da Conquista, por sua vez, comemorou, na quinta-feira (18), o encerramento do 1º ciclo de oficinas do ano, com um encontro on-line no Google Meet, envolvendo a participação de professores e estudantes. 

"Apesar de ter sido diferente dos anos anteriores, foi bem divertido e produtivo. Ouvimos forró e cada professor apresentou o que foi produzido pelos estudantes, nos cursos. Os estudantes deram depoimentos sobre a experiência de participar dos cursos on-line e, também, foram feitas atividades de origami e desenvolvemos uma fogueira de led. No final, entregamos os certificados digitais e exibimos um vídeo com depoimentos dos estudantes sobre  os cursos on-line", explicou a vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Souza.

A estudante Maria Luísa Viana, 17, que fez os cursos "No mundo da lua", "Studio plantas" e "Fotoclick", disse que gostou muito da atividade. "A nossa festa junina virtual e a cerimônia final de entrega de certificados, para mim, ficaram na história. Ver pela telinha os professores e os outros estudantes me emocionou grandiosamente. Compartilhamos nossas experiências e projetos e, isso, foi espetacular", contou. O estudante Willian Walace Bonfim, 14, do curso "No mundo da lua", também comemorou. "Foi uma experiência nova para mim e, com esta quarentena, consegui um refúgio, pois aprendi muito", comentou. 

Suspensão das aulas - Em função da situação de emergência de Saúde Pública, provocada pelo novo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia e serão repostas a partir de um novo calendário escolar.


Tags: Bahia BA Portal da Educação