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Prêmio Gestão Escolar 12:13, 3 nov 2017 Escolas de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina estão na final do Prêmio Gestão Escolar 2017

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Santa Catarina, Espirito Santo e Mato Grosso do Sul são os estados que representarão as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste na etapa final do Prêmio Gestão Escolar 2017. A escolha foi nesta terça-feira, 31, em Florianópolis com a participação dos secretários de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; do Distrito Federal, Julio Gregório Filho e do Acre, Marcos Brandão. A etapa final ocorre em dezembro, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

“Realizamos mais um belo evento para premiar essas escolas que contam com boas práticas a serem seguidas. Com isso já temos quatro dos cinco finalistas da etapa nacional”, comenta Brandão coordenador do Prêmio.

Da região sul a representante é a diretora Viviane Rosa Bennert, da Escola Estadual Mont Alverne, do município de Ituporanga. Da região Sudeste é a gestora Juliana Rohsner Vianna, da Escola Estadual Jones José do Nascimento, do município de Serra. E da região Centro Oeste a diretora Ernangela Maria de Sousa Calixto, da Escola Estadual Waldemir Barros as Silva, de Campo Grande.

Viviane destaca que a equipe de técnicos e professores unida foi o que tornou possível o trabalho de atenção e interação com a comunidade que resultou neste Prêmio. “Temos uma equipe unida e determinada que desperta esse interesse coletivo em todos os processos desenvolvidos na escola, desde a implantação até a avaliação dos resultados. Independente do dia, do horário ou do tipo de trabalho, toda nossa equipe atua empenhada no sucesso da nossa escola e no bem-estar dos nossos alunos”, comemora a gestora premiada. 

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o país. “Todos os premiados até aqui são uma verdadeira demonstração de qualidade na rede pública de ensino. O que eles fazem inspira outros gestores, pais e alunos e solidifica um processo que é de evolução e busca de práticas sempre melhores para a Educação”, destacou o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps.

Dia de trabalho

Ainda antes da cerimônia de premiação, os diretores escolhidos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, apresentaram breves relatos sobre suas experiências de gestão escolar e situaram a realidade de cada unidade de ensino.

Na sequência, os educadores participaram do painel Compromissos, Saberes e Práticas da Gestão Escolar, ministrado pela consultora Luciana Cury, do Instituto Unibanco. A palestra tratou sobre os desafios da administração escolar, a dificuldade de separar o lado professor para ser gestor e a importância de ir de encontro aos problemas. “O que vocês fizeram nos planos de gestão, apresentados hoje, foi a implantação da gestão iniciativa. Vocês não esperaram que as dificuldades viessem até a sala do diretor, vocês foram de encontro até elas e resolveram”, destacou.

Palestraram também, apresentando o formato e gestão escolar de Santa Catarina, a coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (SED), Maristela Fagherazzi e o assessor de coordenação Sandro Medeiros, que exemplificaram o processo de escolha dos planos de gestão na rede estadual de ensino catarinense.

Etapa Nacional

O próximo passo do concurso será agora a etapa Nacional, onde os escolhidos de cada região do país passarão pelo crivo técnico dos membros da Comissão, composta por representantes das instituições parceiras do Prêmio e do CONSED que, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicarão a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de uma breve entrevista com os diretores. Em caso de empate, haverá uma segunda rodada de votação concorrendo apenas com as escolas que estiverem empatadas e assim sucessivamente até que uma única escola seja aclamada “Referência Brasil”.


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