NOTÍCIAS

Semana da Pátria 14:23, 5 set 2017 Escolas da rede estadual de Santa Catarina iniciam comemorações da Semana da Pátria

Participaram do evento alunos e funcionários do IEE, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Elza Moretto, representantes de instituições da segurança do Estado de Santa Catarina.
Foto: Osvaldo Nocetti/Ascom

As escolas da rede estadual de ensino já iniciaram as comemorações da Semana da Pátria, que se estende até o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. No Instituto Estadual de Educação (IEE), por exemplo, a abertura foi nesta segunda-feira, 4, com a presença de alunos e funcionários da unidade escolar, da secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Elza Moretto, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica.

A secretária adjunta de Educação, junto com a Liga de Defesa Nacional, acendeu a chama simbólica da Pátria. “Essa celebração sempre revive o princípio de cidadania, civismo, solidariedade e respeito à pátria. É importante juntar educadores, autoridades, alunos e comunidade nesse evento porque a conquista de uma nação forte, soberana e independente passa muito por quem faz educação”, destaca.

A Escola de Educação Básica Anísio Vicente de Freitas, de Santo Amaro da Imperatriz, realizou na última sexta-feira, 1, a cerimônia de abertura das comemorações oficiais. O evento contou com o acendimento da chama simbólica da Pátria e apresentação da Fanfarra Anísio, formada por alunos da unidade escolar. A solenidade contou com presença de estudantes, professores, autoridades e comunidade escolar.

Desfile Cívico

Em Florianópolis, na próxima quinta-feira, 7, em comemoração aos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil, será realizado a partir das 8h45 na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, o Desfile Cívico Militar. Entre os alunos que participarão dos desfile estão: da EEB Maria do Carmo de Souza e EEB Ivo Silveira, do município de Palhoça, EEB Laércio Caldeira de Andrade e EEB Wanderley Junior, de São José, EEB Ildefonso Linhares, de Florianópolis, Instituto Estadual de Educação e Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, somando cerca de 1.500 estudantes. Desfilarão também representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.


Tags: Santa Catarina Consed Gestão Escolar Portal Gestão da Educação Rede Educação SC Semana da Pátria