NOTÍCIAS

Cultura 15:26, 8 fev 2021 Escola técnica pernambucana ganha espaço cultural

Escola técnica pernambucana ganha espaço cultural

Equipamento dialoga com as aptidões dos estudantes dos cursos técnicos de Teatro e Artes Visuais

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, localizada em Água Fria, Zona Norte do Recife, capital pernambucana, está pronta para receber os professores e os futuros profissionais do Teatro e das Artes Visuais. A unidade de ensino é a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual de Pernambuco oferecendo aos estudantes os cursos de Teatro e de Artes Visuais. A criação de uma ETE com vocação para a área da cultura é um compromisso do Governo do Estado que permitirá uma importante parceria com a Secretaria de Cultura, sendo um instrumento de integração social e de democratização ao acesso à área cultural. 

O espaço irá dialogar com as aptidões dos estudantes e fortalecer a formação profissional no curso escolhido. O equipamento é dividido em cinco ambientes: sala de artes e figurino, que tem espaço para pintura e escultura e máquina de costura profissional; sala de expressões corporais, que tem barras e espelhos; sala de exposições Victor Mendy, em homenagem ao servidor que a escola perdeu para a Covid-19; Cinemateca; e o lindíssimo Teatro Gilberto Freyre. Todos os espaços são equipados com materiais de ponta para o desenvolvimento dos estudantes e da comunidade de Água Fria, da Bomba do Hemetério e da Zona Norte do Recife. O local vai oferecer ainda uma programação semanal com exibição de filmes, séries e documentários.

“A Cinemateca e a sala de teatro são espaços onde haverá diálogos e muitos instrumentos visuais serão vivenciados neles. Os professores estão muito entusiasmados para levar o audiovisual para suas aulas e dinâmicas que podem ocorrer nesses espaços. A entrega desses ambientes é um divisor de águas para a escola e para a comunidade”, destacou o gerente geral de Educação Profissional, George Bento.


Tags: Educação Profissional PE Cultura Educação Pernambuco Escola Integral Governo de Pernambuco