NOTÍCIAS

Tocantins 15:24, 20 fev 2018 Escola de Colinas promove palestra sobre Bullying e suas consequências

O projeto objetiva mostrar aos alunos que o bullying é uma forma de violência
Foto: Divulgação / Governo do Tocantins

Thaís Souza/Governo do Tocantins

Estudantes do ensino fundamental da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, em Colinas do Tocantins, participam, nesta terça-feira, 20, nos períodos matutino e vespertino, de uma palestra sobre Bullying. O tema será abordado pela coordenadora pedagógica Juliane Rolins e é destinado aos alunos do 4º e 5º ano.

O projeto objetiva mostrar aos alunos que o bullying é uma forma de violência que está inserida em diversos contextos, muito além do ambiente escolar e que a partir da identificação desta prática, buscam-se ferramentas que permitam resolver conflitos.

“Ouvir, questionar e complementar as ideias dos alunos sobre o bullying é uma metodologia de fortalecer os sentimentos positivos, e estes debates complementam a formação deles”, disse Juliane Rolins.

Trabalhar o assunto contribui para a formação de pessoas críticas e responsáveis. “Sabendo da necessidade de um ambiente saudável, a escola vem desenvolvendo, há alguns anos, o projeto. O clima de uma sala de aula influencia diretamente na aprendizagem e promove respeito mútuo”, frisou a coordenadora pedagógica.

A professora Maria do Socorro destacou que “a violência física ou psicológica, que muitos jovens enfrentam, vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões entre os profissionais da educação. Assim, abordar o assunto com os estudante é uma estratégia para combater e prevenir tais atitudes dentro da escola. A palestra foi ótima e muito válida no contexto escolar, uma vez que são presenciadas algumas situações desagradáveis que constrangem algumas crianças. A palestra trouxe uma reflexão para os alunos sobre a prevenção da prática do bullying”.

Dados

A educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas Escolas e Educar para a paz, Cléo Fante, divulgou uma pesquisa em que mostra que o bullying é um tipo de violência que mais cresce no mundo. O termo, de origem inglesa, é entendido como ameaça, opressão, humilhação, maus tratos. O bully significa valentão, brigão. 

A pesquisadora expõe ainda que, à primeira vista, brincadeiras podem parecer simples e inofensivas, no entanto, podem afetar o emocional e físico da vítima e causar danos irreversíveis. O bullying pode ser caracterizado por agressões intencionais, verbais e físicas, feitas de maneira repetitiva.


Tags: Tocantins TO Palestra Seduc TO Bullying DRE Colinas