NOTÍCIAS

Paraíba 18:37, 13 dez 2018 Escola Cidadã Integral Técnica João Goulart realiza primeira edição do ‘Jango Inova’

Foto: Daniel Medeiros

A Escola Cidadã Integral Técnica João Goulart, localizada no bairro Castelo Branco, em João Pessoa, realizou nesta quinta-feira (13) a primeira edição do ‘Jango Inova’. O evento é a culminância da disciplina de Inovação Social e Científica (ISC) feita com as turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, com a apresentação de projetos que os estudantes desenvolveram para sugerir melhorias para a escola com criatividade e inovação.

A ação envolveu oito turmas dos quatros cursos técnicos ofertados pela escola: Hotelaria e Hospedagem, Informática, Eventos e Serviços de Bar e Restaurantes. O objetivo da ação é a apresentação dos produtos tangíveis que os alunos criaram durante seis meses na disciplina ISC com foco principal na melhoria da escola.

Durante o semestre os discentes fizeram uma análise in loco, refletindo sobre as melhorias que a escola poderia ter, identificaram os pontos a serem trabalhados e as possíveis propostas.  Em seguida desenvolveram um questionário para que pudessem ter um feedback do público alvo que seria os próprios alunos e realizaram uma pesquisa de mercado dentro da escola. Após dados levantados definiram o produto que atenderiam os alunos e professores.

A estudante do curso de Informática, Ana Karina, criou com sua equipe um aplicativo para organização dos estudos. “O nosso projeto tem como objetivo a organização do tempo e a hora de estudo na disciplina de Estudo Orientado, em que o professor pode reservar a matéria que os alunos vão estudar naquele tempo. Nossa intenção foi usar a criatividade e a tecnologia juntos para ajudar os estudantes. Ver nossos colegas fazendo produtos para o nosso próprio benefício e para a melhoria da escola é uma experiência que abre nossa visão de empreendedor”, disse.

Já Maria Gabriela do Nascimento desenvolveu com o seu grupo um espaço de descanso dentro da escola. “Por nossa carga horária ser integral, achamos importante criarmos um espaço de lazer para os alunos relaxarem nos intervalos.  É muito bom a vivência de tentar melhorar a escola que temos ”, falou.

Segundo a coordenadora do curso de Informática, Joanacelle Caldas, o Jango Inova surgiu da disciplina de Inovação Social e Cientifica. “Os alunos mostraram para toda escola e pais um produto que vai dar seguimento em outras disciplinas, despertando a criatividade e empreendedorismo neles”, ressaltou.

Para o professor da disciplina ISC, Jefferson Lacerda, a meta para o próximo ano é realizar o segundo evento com o ingresso da nova disciplina Intervenção Social. “Esse ano eles estão focados na escola, no próximo ano queremos que os alunos criem produtos para a comunidade, instituições que estão precisando como orfanatos, asilos e hospitais. Durante todo esse semestre a gente trabalhou com eles três focos: autonomia, protagonismo e inovação, e percebemos que os alunos entenderam a proposta da disciplina, trazendo resultados positivos”, disse o professor.

http://paraiba.pb.gov.br/escola-cidada-integral-tecnica-joao-goulart-realiza-primeira-edicao-do-jango-inova/

Tags: Paraíba Educação PB Escola Cidadã Integral Técnica Jango Inova