NOTÍCIAS

Paraíba 16:49, 12 dez 2018 Escola Cidadã Integral Alice Carneiro realiza exposição de artes plásticas com obras produzidas por alunos

Foto: Delmer Rodrigues

A Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro está realizando a I Coletânea de Artes Plásticas com obras produzidas pelos estudantes. A exposição reúne dez obras em diferentes estilos criadas no decorrer das disciplinas práticas e clubes juvenis em 2018. A exposição começou nessa segunda-feira (10) e estará aberta até o dia 21, no auditório da escola, localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Toda caminhada começa com o primeiro passo’, promovido pela disciplina eletiva de Arte, que envolveu os alunos do ensino fundamental II e do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. O objetivo foi desenvolver com os estudantes o estudo sobre desenho e artes plásticas, o que proporcionou aos discentes conhecimentos de artistas regionais, nacionais e internacionais, além da cultura e seus patrimônios.

A ideia de promover a pintura em tela surgiu da participação de dois estudantes da escola no projeto ‘Arte em Cena’, realizado pelo Governo do Estado em agosto. A partir daí, foram criados clubes de desenhos para o desenvolvimento do projeto ‘Toda caminhada começa no primeiro passo’. Durante a atividade, os alunos foram motivados a usar a criatividade e transpor para as telas, trazendo as impressões sobre a cidade em que moram, músicas e sentimentos. As obras produzidas pelos estudantes foram baseadas na técnica de tinta óleo sobre a tela.

Segundo a professora de artes Francineide Floriano, a exposição é resultado de um trabalho interdisciplinar focado no ensino da disciplina de Artes, desenvolvido no decorrer do ano letivo. A atividade teve parceria com professor de Universidade Federal de Campina Grande e artista plástico, Gláucio Figueredo, o auxílio do professor de química, Flávio Nogueira, o apoio da equipe escolar e o empenho dos estudantes, trazendo resultados positivos. “Os meninos voltaram a sonhar, tem a visão de artista. Minha meta é que outros alunos se interessem e se descubram. A partir do próximo ano queremos fazer essa exposição em dois momentos, com a parceria da Universidade Federal. Esse evento faz perceber que vale a pena ser professor, vale a pena acreditar que a gente pode realmente transformar e que a Escola Cidadã Integral é o modelo do futuro”, falou.

Para a aluna do 3º ano Ana Karoline, a experiência de pintar uma tela revelou seu talento para a arte. “Eu me inspirei em algo que me traz paz, foi uma experiência incrível, a ajuda do professor e todas as técnicas passadas foram fundamentais para a realização dessa pintura. Fico admirando meu próprio quadro, nunca imaginei produzir algo tão lindo, pretendo continuar e seguir carreira”, ressaltou.

David Ricklaive cursa o 1º ano do Ensino Médio, criou o quadro ‘ Sinfonia’ com inspiração na música. “Busquei a melhor forma de me expressar como arte, o som que me acalma. Foi uma oportunidade que vai decidir minha carreira, fiquei feliz e orgulhoso com o resultado”, disse.

Para Rômulo da Silva, estudante do 1º ano, a atividade mostrou que ele pode se superar a cada dia. “Foi um grande desafio, estudei cada cor, fiquei atento as dicas, pensei na cidade de João Pessoa, e por gostar de música criei o quadro ‘A música e sua cultura’, isso me fez descobrir mais talentos em mim”, enfatizou.

É a primeira vez que os alunos produzem quadros em pintura de tela. Segundo o professor Gláucio Figueredo, o projeto ofereceu aos alunos uma experiência que valorizou a arte. “Começamos a incentivar os alunos a pintura de tela, porque percebemos o grande potencial que eles já desenvolviam no desenho. A princípio eles tiveram dificuldades, mas aos poucos foram dominando, superando as barreiras e resultou nesse trabalho maravilhoso”, observou.

http://paraiba.pb.gov.br/escola-cidada-integral-alice-carneiro-realiza-exposicao-de-artes-plasticas-com-obras-produzidas-por-alunos/

Tags: Paraíba Educação PB Escola Cidadã Integral esposição de artes