NOTÍCIAS

Pernambuco 15:19, 30 mai 2018 EREM Alberto Augusto de Morais Pradines realiza primeira Feira de Robótica

Foto:

Parceria feita com a statup Otherside Robotic proporcionou aos estudantes experiências com projetos tecnológicos

Na última semana, os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Alberto Augusto de Morais Pradines, localizada na Ilha de Itamaracá, participaram do primeiro Festival de Robótica. O evento organizado em parceria com a Otherside Robotic, startup desenvolvida por um grupo de alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Paulista, proporcionou aos estudantes a apresentação de diversos projetos tecnológicos. A feira aconteceu na quadra da escola e reuniu estudantes das esferas estadual e municipal, de escola particular e autoridades do município. 

O festival teve como objetivo fazer com que os estudantes vivenciassem a robótica, trabalhassem desafios de programação, apresentassem projetos voltados para o meio da tecnologia, bem como colocassem em prática o aprendizado em sala de aula de forma interdisciplinar. Na ocasião, foi possível ter a experiência em quatro modalidades de desafios de programação, além das modalidades de competição segue linha e futebol de robô lego. 

De acordo com o estudante Marcelo Ricardo Lira, do 1º ano, campeão geral nos desafios de programação, participar do festival foi uma experiência única, pois isso estimula cada vez mais os estudantes a querer dar o seu melhor. “Nessa eletiva tivemos a oportunidade de desenvolver conhecimentos e habilidades, além de ajudar a expandir outros alunos no futuro. Tenho certeza que a robótica vai ter mais avanço e vamos poder usá-la no nosso dia a dia para pegar algo ou até mesmo para fazer uma tarefa doméstica. Antes de começar na robótica, isso era um conceito totalmente distante e complicado, mas depois de assistir algumas aulas é possível ver que dá para continuar evoluindo e fazendo coisas cada vez mais complexas”, declara.

A Otherside Robotic é uma startup que está sendo desenvolvida por estudantes do IFPE campus Paulista, dentro da disciplina de empreendedorismo. A intenção da startup é realizar um projeto integrador com as disciplinas relacionadas ao curso dos mesmos. Portanto, os integrantes estão utilizando a escola como teste para esse projeto, que conta com a participação do ex-estudante da escola, Josémario Andrade. 


Tags: Pernambuco PE Rede Estadual PE robótica Educação Pernambuco