NOTÍCIAS

Roraima 10:51, 29 jan 2021 Encontro reúne secretários de educação de 14 municípios e da rede estadual para alinhamento de ações em regime de colaboração

Encontro reúne secretários de educação de 14 municípios e da rede estadual para alinhamento de ações em regime de colaboração

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Neto Fiegueredo/Secom

O “I Encontro Consed / Undime 2021 – Educação em Pauta” reuniu os secretários municipais de educação dos 14 municípios do interior e os secretários da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para alinhar as ações no Estado de Roraima. A reunião ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos na tarde da última quarta-feira, 27.

Promovido pelo Consed (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Educação) e Undime (União Nacional dos Secretários Municipais de Educação), o encontro teve o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios e definir as estratégias de ação educacional em tempos de pandemia. O município de Boa Vista não enviou representante.

O Governador Antonio Denarium prestigiou o evento e destacou o empenho da atual gestão com ações na área educacional como a revitalização de escolas e aquisição de novos mobiliários.

“A educação é prioridade em meu governo e espero trabalhar com todos os municípios do Estado em busca de melhorar não apenas a estrutura, mas também o investimento que fazemos no setor” explicou Denarium.

A secretária de Educação e Desporto e vice-presidente do Consed Leila Perussolo, conduziu os trabalhos do encontro em parceria com Marta da Silva Pereira, secretária municipal de Educação de Alto Alegre, representando a Undime/RR. A secretária Leila Perussolo fez uma apresentação de todas as atividades implementadas na rede estadual no período de pandemia.

Ela falou também sobre a Frente de Formação Docente e Continuada a qual coordena no âmbito do Consed e destacou os principais desafios da Educação em 2021, entre eles, assegurar o acesso e a permanência escolar e a implementação do ensino híbrido.

“Este primeiro encontro de 2021 foi para mitigarmos todos os impactos da pandemia, são muitas as decisões e desafios que temos que enfrentar e esse alinhamento é necessário para que possamos pensar em um planejamento estratégico exequível para o Estado e para os municípios, com a oferta de um ensino igualitário e democrático para as redes”, destacou a secretária.

Para a representante da Undime o momento foi excelente para a integração das ações entre as redes estadual e municipal. “O nosso aluno do município hoje será o aluno do Estado amanhã, então esse alinhamento entre Secretaria de Estado da Educação e secretarias municipais é importante para melhor traçarmos caminhos a serem trilhados pelos nossos alunos, sejam com aulas presenciais ou com ensino remoto”, pontuou.

Recomendação da Sesau é para que aulas permaneçam suspensas

Alexandre Salomão, secretário adjunto da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) também participou da reunião e apresentou o último boletim epidemiológico com dados sobre a situação do Coronavírus (COVID-19) no Estado.  O documento está disponível em www.saude.rr.gov.br e é atualizado diariamente.

Diante do cenário atual baseado em dados científicos, o secretário da Sesau recomendou para as redes manter o calendário de aulas presenciais suspenso para evitar o aumento de circulação de pessoas.

“Estamos em um momento epidemiológico delicado e precisamos implementar medidas de prevenção não farmacológicas, entre elas, restringir o número de circulação de pessoas. Evitando o retorno presencial das aulas, evitamos um grande número de pessoas utilizando o transporte público, táxi lotação, transporte particular e assim evitamos a circulação do vírus em nosso Estado”, pontuou.

Também participaram das discussões, os secretários adjuntos da Seed Semaias Alexandre e Aerton Dias, o secretário executivo da Undime, Kenedy Leite, a presidente do Conselho Estadual de Educação de Roraima, Nildete Melo, o representante do Ministério Público Estadual de Roraima Welinton Alves, além de técnicos e servidores educacionais do estado e dos municípios.

Uma segunda reunião do grupo já ficou agendada para a próxima terça-feira, 02, via web, para a continuidade das discussões sobre oferta de ensino remoto nas redes, protocolos de biossegurança e implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Tags: Roraima RR