NOTÍCIAS

Pernambuco 12:00, 20 mai 2019 Em Caruaru, estudantes da ETE Ministro Fernando Lyra são recebidos pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio

Foto:

Os jovens, que cursam Desenvolvimento de Sistemas na Escola Técnica Estadual, conquistaram os dois primeiros lugares na Olimpíada Nacional de Aplicativos

Na tarde da última sexta-feira (17) o governador do Estado, Paulo Câmara, acompanhado do secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, foi até a cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, para um bate-papo com os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra. Os jovens, que cursam Desenvolvimento de Sistemas, conquistaram os dois primeiros lugares na segunda edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos, realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Durante o encontro, os estudantes, que foram presentados com tablets do Governo do Estado, conversaram com o governador e o secretário sobre todo o processo de criação dos aplicativos e a experiência da vitória na olimpíada. “Ficamos orgulhosos com essas conquistas. Nós sabemos da luta dos estudantes, do ideais, dos objetivos, dos sonhos e eles estão mostrando que é possível alcançar qualquer sonho, basta acreditar e lutar”, disse Paulo Câmara.

Direcionado para a área sustentável, o app campeão da olimpíada, Green World, com 639 curtidas, 55.271 compartilhamentos e pontuação geral de 95,16, foi desenvolvido pelos estudantes Emili Jamilly Florêncio, José Guilherme Lima e Samuel Francisco da Silva. O projeto vem com a proposta de conscientizar as pessoas sobre o uso consciente da água e da energia e o compartilhamento de ideias sustentáveis. Além disso, o app traz ícones direcionados para a conscientização da reciclagem de produtos, cuidados com o meio ambiente, informes sobre as conferências do clima, descarte correto de materiais e seu reaproveitamento, etc. “Nunca imaginaríamos que fosse possível ganhar o primeiro lugar.  Não foi fácil, mas abraçamos o projeto e conquistamos o pódio. Foi uma experiência incrível e não vamos parar por aqui, nosso objetivo é melhorar nosso aplicativo e fazer com que as pessoas consigam utilizá-lo no seu dia a dia”, declarou Samuel.

O aplicativo EccoApp, que ficou em segundo lugar, foi criado pelos estudantes Lucas Barbosa Vasconcelos, Marco Vinícius de Arruda da Silva e Yalle Camilli Macedo. Ele contabilizou 573 curtidas, 34.033 compartilhamentos e registrou 80,17 na pontuação geral. O software tem o intuito de contribuir para a diminuição do mau uso da energia, água e materiais recicláveis como garrafas pet, latas entre outros. O aplicativo também ensina várias maneiras de preservação da natureza e os impactos econômicos que essas ações trazem. “Pensamos em como ajudar a dona de casa a realizar tarefas sustentáveis em sua residência com dicas simples de reciclagem, de economia e reaproveitamento de água. Participar dessa olimpíada foi um passo grande em nossa vida escolar, foram momentos intensos de dedicação e agora estamos colhemos os frutos”, disse Yalle Camilli.

A solenidade de premiação do certame foi realizada na cidade de Gramado, no dias 27 de abril. O objetivo da Olimpíada Nacional de Aplicativos era incentivar o desenvolvimento de tecnologias que contribuíssem para a transformação social e ambiental a partir de reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e os principais problemas ambientais.

O secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, parabenizou os estudantes e destacou o empenho no desenvolvimento dos projetos. “O concurso foi importante não somente pela oportunidade de premiar os nossos estudantes, grandes talentos, mas por todo o processo, que foi desde a criação dos aplicativos até a conquista dos dois primeiros lugares do certame. Olimpíadas como esta são um incentivo ao trabalho que é desenvolvido nas escolas, dos professores e dos próprios estudantes, que se sentem cada vez mais estimulados a desenvolver projetos como este. A gente fica muito contente em ver nossos estudantes se destacando e levando a educação de Pernambuco para todo o Brasil”, ressaltou.


Tags: Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Escola Técnica Estadual PE Caruaru Olimpíada Nacional de Aplicativos