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MAGISTÉRIO INTERCULTURAL 16:29, 22 set 2015 Educadores indígenas fazem curso de formação em MT

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Profissionais da educação de 16 municípios onde existem escolas indígenas participam em Cuiabá do encontro "Magistério Intercultural: Etapa Planejamento" iniciado nesta segunda-feira (21). O evento tem o objetivo de planejar a formação dos alunos matriculados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional para comunidade indígena (Emiep) e do Magistério Intercultural para professores indígenas.


As duas formações para alunos indígenas contam com 988 estudantes matriculados. O Emiep oferta cursos técnicos em Agroecologia e Meio ambiente, e conta com 339 alunos registrados. Enquanto o Magistério Intercultural habilita professores indígenas que trabalham sem formação especializada, totalizando 649 que já atuam como professores. 


Até a próxima sexta-feira (25), os profissionais que trabalham nas escolas indígenas e os formadores dos Centros de formação e atualização dos profissionais da educação (Cefapros) participam de orientações pedagógicas das três áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Ciências humanas que serão desenvolvidas com os indígenas inscritos nos cursos. Por isso, antes de cada etapa de formação dos cursos é realizado o planejamento.


Os profissionais também serão orientados sobre as questões antropológicas de cada comunidade como explica o coordenador do Ensino Escolar Indígena, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Félix Rondon Adugoenau. "Cada povo tem uma organização social própria. Por isso, a preparação para trabalhar nas escolas indígenas é importante, por conta da filosofia do projeto curricular e pelo eixo étnico territorial", pontua. 


Conselho Indígena


A abertura do evento foi realizada junto à reunião ordinária do Conselho Indígena, que acontece até a sexta-feira (25) paralelo ao planejamento do Magistério Intercultural. 


Participam da reunião do conselho 25 indígenas de diversas etnias e esses são gestores ou professores de 21 escolas (entre municipais e estaduais) em 21 municípios de Mato Grosso. Em pauta, a regularização das escolas no Conselho de Educação: (credenciamento, convalidação, autorização e nova autorização); a proposta de um Plano Estadual de Política de Educação Escolar Indígena; a Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena; e a 1ª Conferência Nacional de política Indigenista. 


Participaram da reunião o presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Carlos Alberto Caetano, o presidente do Conselho Estadual Escolar Indígena Filadelfo de Oliveira Neto, o coordenador do Ensino Escolar Indígena Felix Rondon Adugoenau e o professor Sebastião Ferreira de Souza.


ALINE COELHO
Assessoria/Seduc-MT


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