NOTÍCIAS

Bahia 18:36, 3 mar 2021 Educadores abordam matrícula, planos de ensino e atividades complementares no terceiro dia da pré-jornada pedagógica

Educadores abordam matrícula, planos de ensino e atividades complementares no terceiro dia da pré-jornada pedagógica

A pré-jornada pedagógica, que está sendo realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), como parte do planejamento para o início do ano letivo 2020/21, no dia 15 de março, abordou, nesta terça-feira (23), a matrícula na rede estadual de ensino. Com transmissão pelo canal do Youtube Educação Bahia e pela TV Educa Bahia, os educadores também receberam informações sobre programação de professores, tecnologia e sistemas, além de terem participado de oficinas sobre temas como "Planos de ensino e atividades complementares" e "EJA e Educação Especial". A live está disponível no endereço https://cutt.ly/0l3rSCt. A atividade contou com as participações do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do subsecretário, Danilo Souza.

A renovação da matrícula será automática para os estudantes que estavam matriculados na rede estadual de ensino, em 2020, e acontecerá no dia 5 de março, sem a necessidade dos pais ou responsáveis irem até à unidade escolar. Para os estudantes que virão de outras redes (municipais ou particular) ou que já são da rede estadual, mas desejam se transferir de escola, a SEC elaborou, juntamente com as redes municipais, um cronograma com datas diferentes por Núcleos Territoriais de Educação (NTE), que vai de 22 de março a 14 de abril e cujo calendário ainda será divulgado, detalhadamente, por meio de portaria da SEC.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Vicente Calazans, explicou que todo um diálogo e alinhamento está sendo feito com as redes municipais em torno da matrícula. Ele explicou que as redes municipais têm datas diferentes de encerramento do ano letivo 2020 e que, por isso, o planejamento de matrícula deve contemplar estas especificidades. O gestor disse, ainda, que soluções tecnológicas estão sendo implementadas para evitar filas na frente das escolas.

“É importante tranquilizar os pais, as mães e os responsáveis pelos estudantes neste momento. Primeiro dizer que as vagas estão garantidas e que o sistema de matrícula da rede estadual é todo informatizado, contando, inclusive, com o suporte do SAC Digital, por meio do qual será possível fazer a matrícula de qualquer computador, tablete ou celular, para qualquer modalidade de ensino, como por exemplo Ensino Fundamental, EJA e Educação Profissional”, afirmou Manoel Vicente, ao acrescentar que “tudo está sendo feito para garantir uma matrícula com a segurança das pessoas, neste momento de pandemia do novo Coronavírus”.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou sobre a programação de professores e o fortalecimento das ações voltadas à valorização da saúde do professor. "A partir deste momento do desdobrar da matrícula, nós vamos sair com os procedimentos para agilizar  alocação de professor, normativas e toda a orientação necessária para que a rede possa ir se reorganizando. A SEC, em parceria com a Secretaria da Saúde, vai apresentar um curso em EAD para todas as unidades e corpo técnico, em que se trate do desenvolvimento de ambientes escolares seguros no cenário de pandemia. Este ano, teremos a ampliação do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, retornando com o credenciamento de novos psicólogos para fazer as nossas lives de acolhimento. Voltaremos com o programa Saúde do Professor no seu formato integral, com a inclusão dos profissionais nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Assistência Social e outras".

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, juntamente com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal e o coordenador executivo de Projetos Estratégicos, Marcius Gomes, fiz uma apresentação sobre os planos de ensino e atividades complementares.

Na ocasião, foi mostrado como o professor pode preencher este plano, que é o registro do planejamento do componente curricular no Serviço de Apoio à Gestão da Aprendizagem (SAGA). "Ao logarem no SAGA, além de um tutorial, os professores encontram planos de aula pré-carregados e, para cada aula sugerida, encontra um botão para editar o plano de aula, mudando os objetivos e critérios de avaliação, além de um botão para excluir ou incluir outros panos de aula", explicou Manuelita.

Segundo Marcius, as atividades complementam a carga horária estipulada na matriz curricular. "Tem sido exercício da SEC buscar as intencionalidades que envolvem as atividades esportivas, culturais, da Educação Científica, dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Ou seja, diversas possibilidades que estarão à disposição da rede para pensar as atividades complementares".

Manuelita completou dizendo que as escolas devem construir um portfólio de atividades compatíveis, além do que a SEC já disponibiliza, com a realidade e capacidade de oferta. "Recomenda-se o planejamento de atividades focadas em leitura, escrita, desenvolvimento da oratória e do pensamento matemático".

Também participaram da programação, o assessor de Planejamento e Gestão, Matteus Martins, que falou sobre infraestrutura digital nas escolas; o superintendente de Gestão da Informação, Rainer Wendel Guimarães, que abordou sobre sistemas de gestão escolar.

Tags: Bahia BA Jornada Pedagógica