NOTÍCIAS

Tocantins 08:10, 21 ago 2019 Educação reúne superintendentes e diretores para discussão de ações do Plano Plurianual 2020-2023

Robson Vila Nova Lopes destacou a importância de se incluir no Plano Plurianual ações que garantam o cumprimento do PEE O debate objetivou a articulação de ações que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Os superintendentes e diretores compõem a comissão que irá planejar as ações a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promoveu uma reunião para gestores da Pasta, na tarde desta terça-feira, 20, para discussões acerca da implementação do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O debate objetivou a articulação em conjunto das ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos quatro anos pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.

A reunião teve foco na elaboração do Plano e na criação de uma comissão composta pelos superintendentes e diretores. As orientações para a elaboração foram voltadas para a inclusão do Plano Estadual de Educação (PEE) no planejamento, além do calendário escolar, administração e formulação de convênios, bem como as prioridades que devem estar no PAA.

O secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes, destacou a importância de se incluir no Plano Plurianual ações que garantam o cumprimento do PEE. “O Plano Plurianual inclui as ações que o Governo do Estado irá desenvolver nos próximos quatro anos. É uma oportunidade para o alinhamento do planejamento orçamentário com o Plano Estadual de Educação, garantindo o cumprimento daquilo que tem sido planejado nos aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos”, ponderou.

Já a diretora de planejamento e orçamento, Patrícia Macena Lino, falou que é importante unificar as ideias dos diretores e superintendentes. “Esta é a oportunidade de ouvirmos e entendermos as especificidades de cada superintendência para que a construção do Plano contemple todos os setores”, finalizou.

PPA

O PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

Previsto na Constituição, o PPA estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do Estado. O documento a ser elaborado com o resultado das consultas públicas será para execução no período de 2020 a 2023.


Tags: Tocantins TO Seduc TO