NOTÍCIAS

Currículo Único 13:53, 17 jun 2019 Educação do Acre inicia formação sobre base curricular do Ensino Fundamental

Educação do Acre inicia formação sobre base curricular do Ensino Fundamental

Por: Stalin Melo


A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do Acre, por meio da Diretoria de Ensino, iniciou as formações em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), está promovendo um seminário para debater sobre a unificação do currículo nas redes de ensino.

A I Formação Continuada Geral sobre o Currículo de Referência Único do Fundamental I e II acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac) e se estende até quarta-feira, 19, com a participação de assessores pedagógicos da SEE, secretários municipais de Educação, além de representantes das equipes dos núcleos do interior do estado.

Entre os objetivos do encontro está a retomada das discussões em torno dos princípios gerais propostos pela BNCC, compreender os fundamentos pedagógicos, analisar as 10 competências gerais para a Educação básica, refletir a aplicabilidade das competências socioemocionais e compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.

Trata-se da primeira ação voltada para a implementação do novo currículo do ensino fundamental em consonância com a BNCC e ao todo participam 158 profissionais, sendo 50 ligados à rede estadual, 35 da rede municipal de Rio Branco (capital do estado) e outros 73 participantes das 21 redes municipais do interior.

Para o secretário estadual de Educação, professor Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, que participou da abertura dos trabalhos, as redes estadual e municipais não podem mais seguir com suas políticas em separado. “Temos que ter uma motivação maior em caminhar juntos”, afirmou.

Isso porque, na sua avaliação, a Educação é a razão de todo o trabalho que vem sendo realizado. “A gente não pode mais ter o Estado percorrendo uma trilha e os municípios outras trilhas, senão, lá na frente, teremos os resultados que hoje estamos colhendo e não podemos mais pensar de modo diferenciado no que diz respeito a esses resultados”, completou.

“A nossa política é a educação, por isso nossa proposta é pelo currículo único, que é a base, é o que queremos, é a alma do negócio, que faz com que o nosso aluno aprenda aquilo que é fundamental, então é nisso que precisamos trabalhar, para que essas dicotomias possam ser superadas”, disse.


Tags: AC BNCC Currículo Único