NOTÍCIAS

Tocantins 10:58, 20 ago 2019 Diretoria Regional de Educação de Miracema realiza formação para professores e alunos

Durante a formação de professores de Educação Física foram realizadas atividades recreativas Alunos participam formação sobre Clubes de Protagonismo Juvenil
Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

Foram realizadas formações com os professores de educação física e com alunos que integram os Clubes de Protagonismo Juvenil

Duas ações importantes marcaram o encerramento das atividades semanais da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins: a formação continuada dos professores de Educação Física e formação para os alunos do Centro Educacional Frei Antônio Tocantins sobre os Clubes de Protagonismo Juvenil.  

A formação continuada dos professores de Educação Física, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (Gipef).

Os temas abordados foram Educação Física e Inclusão, e Metodologias de Ensino em Educação Física Escolar. A iniciativa tem como objetivo promover interação e inclusão de todos os alunos no que se refere às aulas de educação física no âmbito social, emocional e cognitivo.

Para o professor de Educação Física do Centro Educacional Frei Antônio (CEFYA), de Tocantínia, Vanderlino dos Santos, a formação trouxe inovação para a prática cotidiana da escola. “A formação nos preparou para colocar em prática as mudanças que estão ocorrendo no processo de ensino e na prática da Educação Física nas escolas”, ressaltou.

Clubes de Protagonismo Juvenil

A formação sobre Clubes de Protagonismo Juvenil foi realizada com os alunos líderes de turma, com o objetivo de promover a compreensão sobre a importância desses espaços de protagonismo que têm entre os seus objetivos aproveitar o intervalo pós-almoço para a realização de atividades complementares para a aprendizagem. A atividade contou com a participação dos alunos líderes de clube “Jovem em Ação” do CEM Dona Filomena Moreira de Paula e da assessora de Educação Integral e Diversidade da Diretoria Regional de Educação, Evelym Munique Santos.

A aluna Ingrid Rodrigues Santos destacou a importância de os jovens na realização da formação. “Foi muito legal, pois vieram jovens que falaram a nossa língua e que já estão atuando na prática e que podem ser o nosso espelho”, apontou.   

Já a aluna Rayssa Gomes da Costa Mourato destacou que a reunião já trouxe muitas ideias que podem ser executadas no intervalo das aulas. “Que bom que houve esta reunião, pois nós do Grêmio Estudantil já tivemos algumas ideias para montar nos intervalos do almoço”, apontou. 


Tags: Tocantins TO Seduc TO