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BNCC 18:33, 19 jul 2019 Dia D do Projeto Político Pedagógico mobiliza gestores escolares em Alagoas

Documento orienta ações a serem executadas durante o ano letivo e segue o Referencial Curricular Documento orienta ações a serem executadas durante o ano letivo e segue o Referencial Curricular Cícero Pinheiro, da Escola Estadual Adeilza Maria Oliveira Documento orienta ações a serem executadas durante o ano letivo e segue o Referencial Curricular Damiana Melo, da Escola Estadual Bom Conselho Documento orienta ações a serem executadas durante o ano letivo e segue o Referencial Curricular Documento orienta ações a serem executadas durante o ano letivo e segue o Referencial Curricular Documento orienta ações a serem executadas durante o ano letivo e segue o Referencial Curricular
Foto: José Arnaldo

Documento orienta ações a serem executadas durante o ano letivo e segue o Referencial Curricular

Texto de Manuella Nobre, José Arnaldo e Davi Salsa

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) reuniram nesta sexta-feira (19) educadores das redes estadual e municipais de ensino no Dia D do Projeto Político Pedagógico (PPP) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O momento foi de orientação para a reelaboração ou elaboração do PPP – documento que orienta as ações a serem executadas pelas escolas no decorrer do ano letivo - e segue o Referencial Curricular da Educação de Alagoas - documento que traz os Parâmetros Curriculares Nacionais e apresenta diretrizes elaboradas a fim de orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais e específicos de cada disciplina

Em todo o estado, o Dia D contou com participação dos gestores das escolas, gerentes regionais de Educação, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e técnicos das Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e Geres.
Maceió - Em Maceió, um dos polos de discussão foi a Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, onde 48 unidades de ensino da 13a Gerência Regional de Educação (Gere) - que abrange todo o complexo do Cepa e parte alta da capital – estiveram reunidas.
Segundo a representante do Núcleo Estratégico de Formação da 13ª Gere, Maria Verônica Pinto, a atualização que acontece costumeiramente a cada dois anos, este ano será maior, visando atender a “integralização” do ensino proposto a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“A partir de hoje, estas escolas reelaborarão o PPP dentro do Referencial Curricular, dos marcos legais e da nova BNCC. Estamos repassando conteúdos e também trocando experiências. Uma das principais mudanças será o trabalho cognitivo a ser feito com os alunos a partir de agora, porque a educação passa a ser vista como um processo integral e não só como um repasse de conteúdos”, explica Verônica.

Organização - Gestores como Damiana Melo, da Escola Estadual Bom Conselho e Cícero Pinheiro, da Escola Estadual Adeilza Maria Oliveira, ambas da capital, destacam a importância deste momento.

“ O PPP é a identidade da escola, é dinâmico. E momentos como este sistematizam a rede, orientando todo o trabalho que vai ser desenvolvido na escola. Além disto, temos a proposta de flexibilização do currículo para o Novo Ensino Médio, que também precisa ser inserida”, avalia Damiana.

Na Escola Adeilza Maria, as mudanças também estão a todo o vapor. Segundo o gestor, a escola tem reformulado seu PPP ano a ano.“A nossa escola tem a oferta do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos. Nós vamos ter que adequar tudo neste contexto de integralização e modernização, que vai desde a organização das salas a repensar o processo de avaliação dos nossos estudantes”, explica Cícero.

Em Arapiraca - Em Arapiraca, a reelaboração do Dia D do Projeto Político Pedagógico (PPP) reuniu coordenadores e articuladores de ensino de escolas das redes estadual e municipal de ensino de várias cidades da região.

A formação ocorreu no auditório da Escola Estadual Professor Pedro de França Reis, sob a coordenação da Seduc, Undime e 5ª Gere em treinamento ministrado pelas técnicas de Acompanhamento Pedagógico Edilma de Mendonça, Maria da Penha Torquato e pelo técnico de Formação Eraldo Melo.
Na ocasião, os educadores receberam orientações para a reelaboração do plano e aplicação do PPP nas escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que ainda não tenham um referencial pedagógico atualizado.

Há um ano e meio na função de articuladora de ensino, na Escola Estadual Aurino Maciel, em Arapiraca, Edilma Gomes, diz que a direção e a equipe pedagógica já iniciaram a atualização do PPP. “Nossa escola passou a ter regime de ensino integral. Essa formação é muito importante para dar um norte mais amplo nesse trabalho que já estamos realizando”, afirma.


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