NOTÍCIAS

Alagoas 13:21, 25 jun 2018 Depois de 40 anos, escolas são reformadas em Rio Largo - AL

Entrega da Escola Estadual Tabuleiro de Pinto Alunas da Escola Estadual Tabuleiro do Pinto aprovaram as melhorias promovidas pela Seduc Entrega da Escola Estadual Ozória de Moura Lima Entrega da Escola Estadual Ozória de Moura Lima Entrega da Escola Estadual Tabuleiro de Pinto Entrega da Escola Estadual Ozória de Moura Lima Entrega da Escola Estadual Ozória de Moura Lima Entrega da Escola Estadual Tabuleiro de Pinto Entrega da Escola Estadual Tabuleiro de Pinto Entrega da Escola Estadual Tabuleiro de Pinto Entrega da Escola Estadual Tabuleiro de Pinto Entrega da Escola Estadual Ozória de Moura Lima
Foto: Márcio Ferreira

Vice-governador informa que licitações para construção de duas unidades de ensino no município estão em curso

Texto de Severino Carvalho

O vice-governador Luciano Barbosa e a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, realizaram, na última terça-feira (19), a entrega das reformas das escolas estaduais Ozória de Moura Lima e Tabuleiro do Pinto, no município de Rio Largo, região Metropolitana. Há 40 anos que as unidades de ensino não passavam por melhorias estruturais.

Barbosa informou que para Rio Largo há licitações em curso para a construção de duas escolas estaduais nos bairros Antonio Lins e Jarbas Oiticica. "Teremos aqui duas escolas de nível médio com 12 salas de aula cada uma, campo de futebol society, ginásio esportivo, laboratórios de química e de informática. Com isso vamos suprindo as necessidades físicas que possui Alagoas no que diz respeito ao atendimento a nossa juventude para com a educação", disse Barbosa.


O vice-governador chegou à Escola Estadual Ozória de Moura acompanhado pelo prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves. "Temos um plano estratégico de desenvolvimento traçado junto com o Governo de Alagoas para Rio Largo. O Estado tem se mostrado interessado e cada vez mais melhora a Educação de Alagoas. Prova disso são as reformas dessas duas escolas aqui em Rio Largo, que estavam sem infraestrutura quase que nenhuma", revelou Gilberto Gonçalves.

Por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Governo de Alagoas já reformou 164 unidades de ensino em todo o Estado e até o fim de 2018, outras 50 escolas estarão recuperadas. "A gente também tem investido muito na melhoria da aprendizagem. Estamos muito otimistas em relação aos indicadores educacionais que teremos pela frente", afirmou a secretária estadual de Educação, acrescentando que Rio Largo possui duas escolas em tempo integral.

Reformas

Desde 1977 que a Escola Estadual Ozória de Moura Lima não passava por uma reforma. A unidade sofria, sobretudo, com goteiras e a umidade. "Nossa maior preocupação era justamente no inverno. Quando chovia, molhava tudo. Agora a escola está simplesmente maravilhosa, tudo mudou", constata a coordenadora pedagógica Mariluce Ribeiro.


Segundo a Diretoria da Escola Estadual, mais de cem novos alunos se matricularam na unidade logo após a reforma. As obras elevaram a autoestima de professores e estudantes. "Pra vista do que era essa escola, a reforma foi muito boa. Você tem uma condição melhor para estudar", afirmou Pablo Vinicius, 17 anos, aluno do 9° ano.


O telhado da Escola Ozória de Moura foi recuperado e as paredes receberam revestimento. Toda a parte hidráulica e elétrica foi refeita. A reforma contemplou também a construção da rampa de acessibilidade e de mais um banheiro. Ao todo, 356 alunos foram beneficiados.

Já a Escola Estadual Tabuleiro do Pinto havia passado apenas por duas pequenas pinturas no período de 1956 a 2017. A unidade só dispunha de dois banheiros. Em 2017, a Seduc deu início a uma reforma que ampliou o número de banheiros da unidade, fez o laboratório de informática e revitalizou o piso, janelas, portas e a cozinha. Os 452 alunos também foram beneficiados com a reforma da quadra esportiva.


O diretor-geral da Escola Estadual Tabuleiro do Pinto, Sérgio Rocha, recordou que, por diversas vezes, cobrou - via aplicativo de mensagem de texto - a reforma da unidade de ensino ao vice-governador, então secretário de Estado da Educação. Rocha enfatizou que o prometido foi integralmente cumprido.

"Esperamos muito por isso. Nossa escola hoje é outra, não mais aquela do passado", comemorou o diretor. Ele aproveitou a ocasião para solicitar à Seduc que a quadra de esportes, que foi reformada, seja coberta.


Em Alagoas, além da reforma de 164 unidades de ensino, 19 ginásios foram reconstruídos e outros 54 edificados e entregues do Litoral ao Sertão. "Outros 30 estão em construção ou em fase de licitação. Nós pretendemos chegar, ao final de 2018, com 100 ginásios esportivos", afirmou o vice-governador.

Tags: Educação Alagoas AL