NOTÍCIAS

Escolas cívico-militares 10:58, 16 mar 2020 Demandas do cotidiano são abordadas com militares da EECIM Profº Tito

Demandas do cotidiano são abordadas com militares da EECIM Profº Tito

Responsáveis do NECIM e COPED estiveram reunidos com militares do corpo de bombeiros na unidade, na última quinta-feira.

Campo Grande (MS) - Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação (COPEED), através do Núcleo das Escolas Cívico-Militar (NECIM), em parceria com a Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED), estiveram reunidos, na última quinta-feira (12.3), com equipe de militares do Corpo de Bombeiros que atuam no Programa das Escolas Cívico-Militares da unidade EECIM Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, no Jardim Anache, em Campo Grande.

Na roda de conversa, a psicóloga Paola Nogueira Lopes, responsável pela Coordenadoria de Psicologia Educacional da SED, juntamente com Coordenadora Estadual do NECIM, Eliana Aparecida Prado Verneque Soares, explanaram sobre orientações para as demandas do cotidiano escolar.

Entre os diversos assuntos que demandam do cotidiano escolar, foram abordadas as inúmeras situações que os estudantes trazem do contexto familiar para o ambiente escolar, o estabelecimento de vínculos, o saber lidar com o distanciamento e a proximidade e as referências que eles encontrarão nos monitores.  Antes de julgar, salienta Paola, “devemos procurar conhecer o contexto do estudante, a fim de estabelecer boas relações entre os discentes, os monitores e os professores”, enfatiza.

Pioneirismo

De acordo com o Governo Federal, a escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do País. A proposta prevê, ainda, a construção de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.

Em Mato Grosso do Sul, o trabalho foi iniciado com uma equipe multidisciplinar e intersetorial do Governo do Estado, coordenada pela SED, composta por técnicos da Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação (Copeed), pela Coordenadoria de Normatização das Políticas Educacionais (Conped), uma equipe do Corpo de Bombeiros e, também, da Polícia Militar.

A gestão das duas escolas, Professor Tito, no Jardim Anache e EECIM Marçal de Souza Tupã-y, no Jardim Los Ângeles, será compartilhada entre SED, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.  As unidades terão a mesma estrutura de funcionamento adotada nas demais escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Escolas cívico-militares Escola Cívico-Militar