NOTÍCIAS

Sergipe 13:36, 29 out 2020 Curso de Produção e Edição de Vídeos para Professores inicia nesta quinta-feira, 29, com mais de 250 inscritos

Foto:

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), em articulação com o Departamento de Recursos Humanos (DRH) e com a Assessoria de Comunicação (Ascom), oferta aos professores da Rede Pública Estadual a partir desta quinta-feira, 29, às 19h, o curso "As novas tecnologias a serviço do professor - Da teoria à produção de vídeos e podcasts como recursos de ensino-aprendizagem".

O objetivo é aprimorar o conhecimento dos docentes mediante o uso dos novos recursos tecnológicos. A ação de formação continuada visa apoiar os professores na realização de aulas não presenciais, que se deram em função das medidas adotadas por força da pandemia de covid-19.

O curso teórico-prático será totalmente online na plataforma Google for Education, entre 29 de outubro e 16 de novembro, todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no horário das 19h às 21h. Os 250 professores/as terão como companhia para mediar cada encontro o facilitador e professor de Língua Portuguesa, Fabiano Oliveira. As informações de CPF e RG são necessárias para a emissão do certificado.

Fabiano Oliveira é professor da Rede Pública do Estado de Sergipe, mestre pela Universidade Federal de Sergipe e atua como professor no Centro de Excelência Dom Luciano. O profissional foi capacitado pelo Ministério da Educação em 2018 no Estado do Amazonas, com o objetivo de trabalhar novas práticas pedagógicas com as mídias digitais. O Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CNME) tornou o professor habilitado na elaboração de planejamentos pedagógicos, contribuindo com novas dinâmicas para a sala de aula. Atualmente, Fabiano mantém o Programa Espaço Enem no Instagram e no Youtube, voltado para alunos da Escola Pública do Estado de Sergipe.

Segundo Fabiano Oliveira, o curso será um misto de teoria e prática. "Iremos abordar desde a preparação da voz até o produto final que é a publicação nas plataformas. O objetivo é fazer com que os professores usem o que eu chamo de full time, ou seja, ele possa fazer a produção em qualquer lugar, a qualquer momento. Nosso estúdio será o celular  e ele está em nossas mãos em tempo integral", disse.

O conteúdo do curso aborda a capacitação com o audiovisual na construção de aulas por meio das novas tecnologias, em especial, o vídeo. O curso pretende abordar todo o processo que envolve a produção de vídeos/podcasts, desde a aceitação do corpo, da voz e da imagem de professor, roteirização, construção de plano de aula remoto, passando pelas produções técnicas como iluminação e cenários, até o momento final de entregá-lo à sociedade, em especial ao aluno.

No contexto atual, em que a educação precisa dialogar com a tecnologia para continuar tendo sua função de transformação social, é preciso capacitar todos os sujeitos ativos do processo. Neste cerne, o docente deverá estar apto a transformar/adaptar metodologias de ensino presenciais e a aprender a atuar com novos caminhos que levam ao conhecimento: os caminhos tecnológicos.

Assim, essa capacitação de formação continuada também apresentará possibilidades e necessidades de utilização de novas tecnologias como ferramentas para instigar a pesquisa e a aprendizagem dos alunos neste momento de pandemia. Além disso, busca-se promover a autoestima do professor e projetá-lo dentro de um novo formato de aula que se faz na nova ordem mundial.

O curso que será apresentado pelo profissional da Seduc é um compilado que vai desde a preparação vocal, passando pela construção de planos de aula digital, cenários caseiros, edições, chegando até o momento da gravação e exposição do vídeo ao público.


Tags: Sergipe SE Plano de Retomada das Aulas