NOTÍCIAS

Secretaria de Estado da Educação do ES 14:31, 19 jun 2019 Curso de Formação Científica prepara professores para Feira de Ciências

Curso de Formação Científica prepara professores para Feira de Ciências

Os profissionais que desejam participar da “I Feira de Ciências: Gênios de Multigêneros”, que acontece em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no município da Serra, terão uma capacitação para atuar no evento.  O “I Curso de Formação em Divulgação Científica e Desenvolvimento de Projetos em Escolas da Educação Básica” acontecerá entre 26 de junho e 03 de agosto, no Campus de Goiabeiras, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Podem participar do curso profissionais das Redes Estadual e Municipal de ensino da Serra. Para se inscrever, o professor precisa enviar um e-mail para geniosdemultigeneros@gmail.com, e escrever no assunto: "Inscrição no curso de formação de professores" e, no corpo do e-mail, nome completo e telefone para contato. O curso oferece 40 vagas e as inscrições vão até o dia 28 de junho.

O Curso

O “I Curso de Formação em Divulgação Científica e Desenvolvimento de Projetos em Escolas da Educação Básica” será ministrado por professores mestres e doutores com certificação pela Ufes. O objetivo primordial é a capacitação de professores para o desenvolvimento de projetos voltados para a Feira de Ciências.

A Feira

A “I Feira de Ciências: Gênios e Multigêneros” vai receber e premiar trabalhos científicos desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais da Serra.

A premiação será feita por nível de ensino. Os três grupos vencedores de cada nível receberão medalhas e certificados de participação, além do troféu para os primeiros lugares. Os cinco alunos do projeto vencedor receberão bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq durante o ano de 2020 para dar continuidade aos trabalhos e realização da II Feira de Ciências durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Por determinação do CNPq, só serão contemplados alunos do Ensino Médio, mais especificamente dos primeiros e segundos anos.

As inscrições iniciam em agosto e serão divulgadas todas as informações no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Estão envolvidos nessa ação, a Sedu, o CNPq e a Secretaria Municipal de Educação da Serra com o apoio do Departamento de Inovação & Divulgação de Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Mais informações sobre o curso de formação em: www.geniosdemultigeneros.org.

Texto: Soraia Camata


Tags: ES Secretaria de Estado da Educação do ES Sedu