NOTÍCIAS

PJB 2016 11:42, 22 mar 2016 Coordenadores estaduais recebem capacitação para o PJB 2016

Foto: Ascom/Consed

A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas à juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro - PJB 2016.

Nesta segunda-feira, 21/3, foi realizada a cerimônia de abertura do Encontro Anual de Coordenadores Estaduais do Parlamento Jovem Brasileiro 2016, como parte da etapa de articulação da 13ª edição do programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed. Participaram da mesa de abertura, diretores da Casa Legislativa: Paulo Antônio Lima Costa, diretor do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - Cefor; Déborah Achcar, chefe do Serviço de Programas Institucionais e Relacionamento com a Comunidade da Câmara e representando o Conselho a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa.

A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, disse na abertura do evento que a educação tem como principio transformar pessoas. "E o Parlamento Jovem Brasileiro tem o potencial neste sentido". Ela também destacou que o PJB se "consolida a cada ano como um programa que colabora para a formação política da nossa juventude."

Nilce ressaltou o papel fundamental dos coordenadores estaduais no êxito do PJB em cada rede de ensino. "É o coordenador - vocês - que são a força do PJB, "na verdade, vocês tem um papel fundamental neste programa". Ao final, a secretária executiva desejou que o evento seja uma oportunidade de novos aprendizados e capacitação. "Troquem informações, multipliquem boas práticas e levem inovações suas secretarias".

Paulo Antônio Lima Costa, diretor do Cefor/CD, apontou que o PJB é cada vez mais aprimorado, sendo um programa "cada vez mais conhecido pela juventude". Ele também destacou a importância do programa na formação dos nosso jovens, especialmente, nos aspectos da importância da democracia e do parlamento. "Neste momento é sensível", em todos os ambientes sociais sentem, inclusive a escola - o PJB, enquanto programa, "possibilita a conscientização e colabora com para o aprendizado do jovem brasileiro".

Déborah Achcar, chefe do Serviço de Relações Públicas da Câmara, destacou a importância do trabalho dos coordenadores em cada estado. "Vocês são muito importante na mobilização dos estudantes. Contamos com apoio de vocês em cada Estado", disse.


Parlamento Jovem Brasileiro - PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 

A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. 

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Mais que isso, milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições. 

O PJB mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro. 

com informação do Portal Câmara


Tags: Consed Gestão Escolar Câmara dos Deputados Portal Gestão da Educação Parlamento Jovem Brasileira - PJB PJB 2016