NOTÍCIAS

MEC 08:14, 26 ago 2016 Consed entrega substitutivos do PL 6840 ao MEC

Foto:

O presidente do CONSED e secretário e Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, se reuniu com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na quarta-feira, 24. O encontro teve como objetivo entregar o documento com as propostas substitutivas do PL 6840 sugeridos pelo CONSED.

A partir do Projeto de Lei proposto pela Câmara dos Deputados, o Conselho reuniu profissionais especializados no assunto e representantes técnicos ligados ao ensino médio de todos os estados brasileiros para discutir a proposta. Após meses de debate foi finalizado o documento com o posicionamento do Consed e entregue ao MEC, que encaminhará as proposições à Câmara dos Deputados, em complemento ao documento em avaliação no Plenário.

Em destaque, o Conselho defende a flexibilidade do EM, aproximando-se da juventude e garantindo assim a oportunidade de os alunos escolherem o caminho da sua formação. “É hora de mudar e nossas propostas foram muito bem aceitas pelo Ministério da Educação. Atualmente, apenas 16,8% dos alunos do ensino médio vão para ensino superior. Estamos trabalhando juntos em um novo formato do ensino médio, mais atrativo e que permita aos nossos alunos irem para o mercado de trabalho com a qualificação necessária ou ingressarem na universidade prontos para os novos desafios. A aprovação do PL será um passo muito importante para educação dos nossos jovens”, destaca Deschamps. 

Para o Consed existem admiráveis inovações na proposta do MEC, como por exemplo, a validação de aproveitamento de crédito do ensino fundamental no ensino superior. “É um grande avanço ver neste documento a possibilidade de integração entre o ensino médio e o superior”, comenta o diretor Institucional do Consed, Antônio Neto, também presente na reunião.

Os secretários de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho, da Paraíba, Aléssio Trindade de Barros, de Pernambuco, Fred Amáncio, do Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta, o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, e a secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, também participaram do encontro. Estiveram presentes ainda o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton SennaMozart Neves Ramos, a assessora do Itaú BBA Ana Inoe, e o diretor presidente do Instituto NaturaDaviSaad.

Tags: Eduardo Deschamps Consed Câmara dos Deputados Portal MEC