NOTÍCIAS

Seminário 13:54, 1 out 2020 Consed, Conif e Andifes discutem ações conjuntas

Consed, Conif e Andifes discutem ações conjuntas

Consed, Conif e Andifes realizaram um seminário histórico na manhã desta quinta-feira (1). Pela primeira vez, as entidades que representam as redes estaduais de Educação, as instituições federais de ensino superior e os institutos federais, promoveram um encontro conjunto para tratar especialmente da organização do calendário para ingresso dos estudantes no Ensino Superior e ações de recuperação da aprendizagem.

O acesso à internet pelos estudantes também foi discutido pelos representantes das entidades. Ao longo do seminário, eles destacaram a essencialidade de trazer o governo federal para essa solução de garantia de acessibilidade aos estudantes. Inclusive, muitas instituições de ensino superior utilizaram recursos do governo destinados durante a pandemia para construir plataformas virtuais para os alunos.

As entidades se comprometeram a fazer um levantamento do que já está sendo feito para disponibilização desse conteúdo produzido pelos professores das redes estaduais e de alunos que participam de projetos de extensão no ensino superior em um portal nacional, com articulação do MEC e apoio da EBC e da RNP.

Houve uma mesa que tratou do regime de colaboração e do Enem. Em outra mesa também foi discutida a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Sobre o Enem, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, falou sobre a preparação para o exame. Ele disse que o cronograma está anda bem e dentro da expectativa, no entanto, em alguns estados, o consórcio aplicador tem tido dificuldade acertar com algumas escolas a utilização dos espaços físicos, portanto pediu um auxílio às secretarias, com atenção para os estados do Piauí, Bahia e Minas Gerais.

A presidente do Consed, Cecilia Motta, sugeriu ao Inep a realização de uma segunda prova do Enem em 2021, para além da que será aplicada no início do ano. Ela também falou sobre a orientação do CNE para a criação de um quarto ano para o Ensino Médio, como forma de minimizar as perdas deste ano e lembrou que a pressão da sociedade está grande para que as aulas sejam retomadas apenas em 2021.

Considerando isso, Alexandre lembrou que o Enem será aplicado em janeiro/fevereiro e uma nova edição será feita em outubro/novembro. Ele falou sobre a possibilidade de fazer um terceiro SISU entre o primeiro e o segundo semestre. Seriam três oportunidade de SISU para o ano de 2021.

Ao final do seminário, foi levantada a possibilidade de um novo encontro das entidades, o que deve ocorrer na próxima semana. O objetivo é começar a executar as ideias discutidas nesta quinta.

Tags: Consed Portal Seminário Andifes Conif