NOTÍCIAS

Roraima 13:09, 25 out 2019 COMUNIDADES RIBEIRINHAS : Ensino Médio Modular Itinerante no Baixo Rio Branco terá início na próxima semana

COMUNIDADES RIBEIRINHAS : Ensino Médio Modular Itinerante no Baixo Rio Branco terá início na próxima semana

Pela primeira vez em Roraima, as comunidades ribeirinhas terão acesso ao Ensino Médio por meio de um projeto modular itinerante.

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

De forma inédita no Estado, as vilas localizadas nas comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco vão contar a partir do próximo dia 28 de outubro com o Ensino Médio Modular Itinerante. A equipe da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está na região organizando os últimos detalhes para o início das aulas.

No mês de junho deste ano o corpo técnico-pedagógico do DGE (Departamento de Gestão Escolar) acompanhado do secretário adjunto de Educação Básica Semaias Alexandre esteve na região do Baixo Rio Branco para uma visita técnica com o intuito de avaliar as possibilidades da implantação do Ensino Médio Modular Itinerante na localidade.

O projeto prevê a oferta do 1° ano do Ensino Médio por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em módulos e de forma itinerante. Com o projeto, a Seed está garantindo o direito à igualdade de oportunidades e o acesso à educação, combatendo também a exclusão social.

Após estudo técnico de viabilidade, algumas providências foram adotadas para a implementação da ação entre elas, a realização de processo seletivo específico para contratação de professores para atuar na região. Realizado pela primeira vez pela Educação do Estado, o seletivo contratou 12 professores. 

A contratação foi para jornada de trabalho de 25 horas com salário de R$ 2.317,90 e para jornada de trabalho de 30 horas com salário de R$ 3.782,94. Os professores vão passar 20 dias em cada vila atendida pelo projeto atuando em salas anexas.

As vilas atendidas são Sacaí, Canauani, Cachoeirinha e Caicubi, do município de Caracaraí e Itaquera e Remanso pertencentes ao município de Rorainópolis. As salas de aulas anexas que vão funcionar nessas vilas, pertencem a Escola Estadual José Bonifácio localizada na  Vila Santa Maria do Boiaçu.

“Estamos hoje implementando o projeto aqui no Baixo Rio Branco, trazendo os professores e apresentando eles nas vilas para o início das aulas na próxima segunda-feira. Eles ficarão 20 dias em cada vila. Quando finalizarem a carga horária da disciplina, vão se deslocar para atender a vila seguinte”, explicou Milena Souza diretora do DGE.

Ela explicou ainda que o Projeto Ensino Médio Modular Itinerante atenderá 100 estudantes no 1° ano do Ensino Médio na Etapa EJA (Educação de Jovens e Adultos) de forma itinerante.


Tags: Roraima RR