NOTÍCIAS

Tocantins 16:02, 26 fev 2021 Comunidade Escolar de Paraíso do Tocantins comemora investimento do Governo do Tocantins em obras educacionais

Para a estudante Laura Dutra Carvalho, a nova estrutura da unidade de ensino estimula a aprendizagem A estudante Edinalva Ferreira da Silva começou sua vida escolar na unidade de ensino há dez anos A professora Rosemeire Marinho Guimarães comemorou a transformação pela qual a unidade de ensino passou  A comerciante Geni Pinto de Sousa mora ao lado da construção da ETI de Paraíso do Tocantins e se encheu de esperança com o retorno da obra Para Edite da Silva, 73 anos, a obra da ETI de Paraíso do Tocantins é a realização de um sonho Nova unidade de ensino conta com ampla estrutura para atender a estudantes Escola de Tempo Integral de Paraíso terá capacidade para atender a 1.500 estudantes
Foto: Katriel Bernardes/Governo do Tocantins

Governo do Estado amplia vagas na rede estadual de ensino com entrega de obra de reforma e ampliação de unidade de ensino e assinatura de ordem de serviço

A comunidade escolar de Paraíso do Tocantins comemorou os investimentos do Governo do Tocantins na educação. A Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, que passou por ampla reforma e ampliação, foi entregue à população. A velha estrutura deu lugar a um novo espaço de aprendizagem amplo e moderno.

“Quando eu cheguei nessa escola, há 20 anos, era muito diferente, as paredes eram todas de placas, um calor infernal. Hoje, estamos em um espaço completamente diferente, ouso dizer que o Governo do Estado nos presenteou com uma nova escola, totalmente estruturada”, contou Rosemeire Marinho Guimarães, professora do 4º ano da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira.

A estudante Edinalva Ferreira da Silva começou sua vida escolar na unidade de ensino há dez anos. “Comecei no jardim escolar e esse é o meu último ano aqui. Estou encantada com essa estrutura nova. Com a sala de dança, sala de luta, os espaços de convivência, as salas de aula. Tudo lindo! São espaços muito mais propícios para a aprendizagem”, afirmou.

Quem também comemorou a entrega das obras foi a estudante Laura Dutra Carvalho. “Eu estou no 7º ano e fico feliz porque ainda tenho mais dois anos aqui nessa escola. Eu já cheguei no prédio alugado, e está sendo maravilhoso começar as atividades aqui nessa nova estrutura. Aqui é tudo muito lindo. Eu acho que até para aprender ficou melhor”.

Ordem de Serviço

Já a obra da escola da Escola de Tempo Integral (ETI) de Paraíso foi retomada. A Ordem de Serviço foi assinada nesta quinta-feira, 26, e os trabalhadores já estão na obra executando os trabalhos. “Fiz questão de vir até aqui para ver de perto o retorno dos trabalhos. Estou emocionada”, comentou a aposentada Edite da Silva Gomes.

Edite da Silva tem 73 anos, há 19 anos ela mora no Loteamento Jardim América e tem palavras cheias de poesia e a experiência de quem sabe que o caminho mais democrático para a construção do futuro é a educação. “A construção dessa escola é a realização de um sonho. Não se abre uma janela, mas uma grande porta para nossos jovens”.

A comerciante Geni Pinto de Sousa mora ao lado da construção da ETI de Paraíso do Tocantins. Uma placa de “Aluga-se” na porta da sua casa traduz o desânimo em permanecer no setor Jardim América. “Você sabe que o retorno dessas obras está me fazendo repensar sobre continuar morando aqui. Estou nesta casa há 12 anos e tenho dois filhos em idade escolar”, explicou.

Geni Pinto contou ainda que as obras levam esperança para toda a comunidade. “Aqui é uma dificuldade para encontrar uma vaga para matricular os estudantes. Essa escola é extremamente esperada por todos nós que moramos aqui nesse setor. O retorno das obras nos enche de esperança e nos faz sentir cuidados pelo Governo do Estado. Eu só tenho a agradecer.

Atendimento 

Com as obras de reforma e ampliação, a Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira passou a ter uma capacidade para atender 300 estudantes, oferecendo atividades diversificadas. Já a Escola de Tempo Integral de Paraíso terá capacidade para atender a 1.500 estudantes, com ensino em tempo integral, ampliando assim o número de vagas disponibilizadas para os estudantes na rede estadual de ensino.


Tags: Tocantins TO