NOTÍCIAS

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 12:25, 7 jun 2019 Colégios militares são inaugurados no interior do Rio de Janeiro

Paulo Fernando
Foto: Paulo Fernando

Unidades de ensino estão localizadas nos municípios de Volta Redonda e Miguel Pereira. As escolas atenderão 120 alunos da comunidade, em horário integral

O governador Wilson Witzel inaugurou os primeiros colégios militares no interior do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, dia 3. Acompanhado do secretário de Educação, Pedro Fernandes, e do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Gisler, Witzel entregou o Primeiro Colégio Militar, em Volta Redonda, e o Segundo Colégio Militar no município de Miguel Pereira. As unidades atenderão 120 alunos, em horário integral.

Em Volta Redonda, o Primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar funciona no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, no bairro Açude II, que estava desativado. O espaço foi cedido pela Seeduc para instalação da escola. Já em Miguel Pereira, o Segundo Colégio do Corpo de Bombeiros Militar está instalado no Ciep 494 – Alexandre Carvalho, localizado em Parque Guararapes, que foi doado pela Prefeitura do município.

– Essas são escolas onde, além da questão pedagógica, ensinaremos valores morais, hierarquia e disciplina. Nessas unidades, haverá respeito mútuo, dedicação e, com certeza, um futuro de sucesso. Aqueles que se matricularam vieram para desenvolver uma vocação e enfrentar qualquer perigo para salvar vidas – destacou o governador.

As unidades escolares funcionarão em horário integral. Pela manhã, os estudantes terão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ministradas nas escolas de Ensino Médio Regular. No contraturno, os alunos apreenderão noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate à Incêndio; entre outros conteúdos. 

– Recebi a determinação do governador de expandir o projeto de colégios militares para todos os municípios. Essas escolas apresentam uma metodologia pioneira que certamente será bem recebida pela comunidade. Com esse projeto, vamos formar melhores cidadãos, porque os nossos alunos vão aprender e propagar as melhores práticas, levando respeito e educação. Por meio dessa parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, vai ser possível transformar esse projeto em realidade – adiantou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

O subcomandante-geral Gisler representou o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.

– Estamos trabalhando com o objetivo de criar a ambiência adequada para os verdadeiros profissionais, que são os da Educação – informou Gisler.

Tags: RJ Secretaria de Educação do Rio de Janeiro