17:54, 10 ago 2015
Rio de Janeiro

Colégio no Rio promove seminário internacional

Foto:

Participam gestores de 111 escolas da rede estadual fluminense

Nesta segunda-feira (10/08), o Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, realizou o II Seminário internacional Intercâmbio Brasil-Estados Unidos - Liderança para a Transformação da Educação Básica. A iniciativa contou com o apoio da Embaixada Americana. Participaram 111 diretores de unidades escolares da rede estadual.

A mesa foi composta pelo secretário de Estado de Educação, Antonio Veira Neto; pelo novo cônsul geral dos EUA no Rio de Janeiro, James Story; pela adida cultural dos EUA, Jessica Simon; e pela subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, Patrícia Tinoco.

O Ciep 117 faz parte do programa Dupla Escola, que acontece em parceria com o Condado de Prince George, em Maryland (EUA), e tem o apoio da Missão Diplomática dos EUA no Rio de Janeiro.

- Essa foi uma das primeiras parcerias que tivemos, de formar uma escola de Ensino Médio Intercultural. Vocês presenciaram jovens desenvoltos e com liberdade de se comunicar em uma língua estrangeira diante do público. A escola está cumprindo papel importante na formação desse aluno –, disse o secretário de Educação, durante a abertura, referindo-se ao desempenho dos estudantes durante as apresentações artísticas de música e poesia.

Hoje e amanhã (11/08), os diretores presentes terão a oportunidade de assistir a palestras, com temas variados, ministradas por gestores de escolas norte-americanas: sala A – “Como o gestor escolar pode oferecer suporte à prática do professor para que as tarefas dos estudantes sejam mais desafiadoras?” (Pierre Orbe); sala B – “Estratégias e competências de coaching para o desenvolvimento de uma liderança eficaz” (David Moody); sala C – “Gerenciamento de mudanças complexas” (Alex Marrero); sala D – “Como podemos criar parcerias com as famílias e formar uma linguagem comum para ajudar nossos estudantes?” (Suzanne Roy).

A proposta do seminário surgiu durante uma visita de Pierre Orbe, vice diretor da Talent Unlimited High School, ao Rio de Janeiro, através do intercâmbio Brasil-Estados Unidos em decorrência do Prêmio Gestão Escolar, organizado pelo Consed.

- Estou muito feliz de ver rostos tão familiares aqui. Esperamos que nossa experiência seja compartilhada com vocês e que inspirem sua comunidade – frisou, recordando que foi em um encontro semelhante que recebeu de uma diretora a ideia de visitar as casas de seus alunos, como forma de envolver os pais nas atividades escolares.

Pela primeira vez no município de Nova Iguaçu, o cônsul James Story destacou que a Educação é uma caminhada transformadora e que a postura do gestor é imprescindível nesse processo.

- O papel do gestor escolar é fundamental para que tudo na escola aconteça a contento. Ele tem que ser organizado, participativo e aberto a novas ideias. Precisa fazer da escola um lugar interessante e que seja relevante para os alunos, pois o mundo está em constante mudança, cada vez mais rápido. O diretor deve desempenhar o papel de liderança junto aos professores, funcionários, famílias e a toda a comunidade. A escola se baseia em um trabalho de equipe. Não é fácil, mas extremamente recompensador – afirmou Story.

Para a diretora Neliany Marinho, do C.E. Waldemiro Pitta, localizado em Cambuci, no interior do estado, a atualização constante e a troca de experiências são importantes para o aperfeiçoamento na função.

- Percebo que a função de diretor é a de captar novas ideias e transmitir algo positivo para nosso aluno crescer. O gestor deve sempre fazer uma autoavaliação –, disse Neliany.

A diretora do C.E. Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, Kátia Bonfim Batista, participou, ao lado de Neliany, da sala D que tratou da participação da família no ambiente escolar.

- Deve haver uma parceria entre a escola e a família. Na nossa escola, começamos a fazer um trabalho que vem dando certo, resgatando os alunos faltosos. Para que haja equilíbrio, o diretor precisa adequar afetividade e firmeza –, completou.

- Estamos todos integrados em busca do mesmo objetivo, que é levar oportunidade para esse jovem. Isso demonstra que nossa parceria tem muito a se fortalecer. – concluiu Antonio Neto.


Compartilhar

Outras Notícias