NOTÍCIAS

Ceará 16:06, 12 dez 2017 Ceará Científico incentiva produção de pesquisa entre estudantes da rede estadual

Foto:

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promove, a partir desta quarta-feira (13), a etapa estadual do Ceará Científico, iniciativa que incentiva a produção de pesquisa no ambiente escolar. Nesta fase, estarão reunidos os trabalhos mais bem avaliados de cada região do Estado, em diversas áreas do conhecimento, organizadas em oito categorias. A solenidade de abertura do evento terá início às, 19 horas, no Espaço Jangada do Shopping Iguatemi.

No dia seguinte, a partir das 10 horas, os projetos dos estudantes ficarão disponíveis para visitação pública nos estandes e nas salas. A iniciativa mobilizará, ao todo, 750 participantes, entre estudantes, professores, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e de Secretarias Municipais de Educação (SME).

Antes de chegar à etapa estadual, a ação passou pelas fases escolar e regional. A primeira foi realizada em cada uma das unidades de ensino, em que foram contabilizados mais de 5 mil trabalhos inscritos. Avançaram para o momento seguinte as produções melhor qualificadas em cada escola, tanto estaduais, como municipais. A etapa regional ocorreu na área de abrangência de cada uma das 20 Credes e Sefor, movimentando as cidades e a população em prol da popularização das ciências. Os primeiros lugares, em cada categoria, ganharam credencial para participar da etapa estadual, da qual participam 185 produções, ao todo.

As oito categorias são: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e suas Aplicações, Robótica Educacional, Educação Ambiental Científica, Educação Ambiental Artístico-cultural e Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental.

Conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, a ação pedagógica visa incentivar a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

O Ceará Científico incentiva a construção de projetos que promovam a integração curricular das disciplinas, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.


Jogos

Além das apresentações de projetos científicos e culturais, o evento terá o espaço "Arena Games", com competições de jogos eletrônicos e de tabuleiro. Haverá, também, um observatório portátil de astronomia para contemplação do céu.

A ação ocorre em parceria com a Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Shopping Iguatemi, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Secitece), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) e outros órgãos de fomento à pesquisa do Estado.


Estímulo

Além desse trabalho, a Seduc desenvolve e apoia diversas ações em educação científica, o que propicia a participação de alunos e professores em projetos e pesquisas no dia a dia da escola e em eventos como feiras, mostras e olimpíadas.

Nos últimos anos, é possível verificar que os estudantes da rede estadual participam e conseguem destaque nos maiores eventos nacionais e internacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), a  Intel-ISEF e a Genius International High School Project Competitions, nos Estados Unidos.

 
Acesse o Edital do Ceará Científico

 
Acesse o Guia de Orientações aos Participantes





Serviço: Etapa Estadual do Ceará Científico
Quando: 14 e 15 de dezembro de 2017
Horário: de 10h às 22h
Onde: Espaço Jangada do Shopping Iguatemi (ao lado do Extra)
Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz, Fortaleza-CE

Tags: Ceará Estudantes Projetos CE ciência SeducCe Fortaleza