NOTÍCIAS

Reuniões 19:26, 24 set 2015 Campo Grande recebe secretários de Educação de todo o Brasil

Foto: Ascom/SED-MS

III Reunião Ordinária do Consed acontece, entre 24 e 25 de setembro, em Mato Grosso do Sul.

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, recebe por dois dias (24 e 25/09) a III Reunião Ordinária do Consed, no Hotel Deville Prime, que conta com a participação de secretários estaduais de educação e representantes de secretarias de todo o Brasil.

A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que além de desejar uma estadia agradável no estado, parabenizou ao MEC e ao Consed pelo papel de protagonismo na busca de uma política educacional de Estado e não apenas de governos. O governador também comentou sobre a construção da política educacional do Mato Grosso do Sul, por meio da atuação da secretária Cecilia Amendola. “Aqui, temos foco na educação para a construção, de forma sólida, do futuro da nossa Nação e da educação sul-moto-grossense”.

O presidente do Consed, Eduardo Deschamps, afirmou que o Brasil atravessa um momento de transição entre o ciclo de desenvolvimento - que já se encerrou - ocorrido nos últimos vinte anos e um novo ciclo que certamente está por ser iniciado. Para ele é o momento em que a responsabilidade se agiganta e, é nesta hora, que devemos nos unir por um novo ciclo. “Nossa postura é decisiva neste momento enquanto gestores da educação, especialmente, na definição de três questões essenciais: um bom currículo, a qualificação de bons gestores e na formação de bons professores”. Para o secretário de Educação de Santa Catarina esses fatores consolidarão “sistemas de ensino justos, universalizados e de qualidade”, apontou.

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, Maria Cecilia Amendola da Motta, citou os eixos prioritários da agenda educação do Consed, especialmente, o tema central desta reunião – Ensino Médio. Todos nós, gestores educacionais, queremos “garantir a melhor aprendizagem dos nossos alunos. Queremos nossos estudantes aprendam com qualidade”.

A importância da Base Nacional Comum - O secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, disse que a definição da Base Nacional Comum é fundamental nesse processo de construção de um novo ciclo de desenvolvimento.

A cerimônia teve a presença do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques; do presidente do Inep, José Francisco Soares e do presidente do FNDE, Antônio Idilvan Alencar - Presidente do FNDE.

O encontro terá como tema principal os contornos e definições para o ensino médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar, com discussões sobre a Base Nacional Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Tags: reunião ordinária Consed Reuniões Portal Gestão da Educação eixos prioritários