NOTÍCIAS

Tocantins 11:58, 16 dez 2019 Café historiográfico trabalha a relação da música com conteúdos da disciplina de história

Também foram realizadas apresentações de números musicais pela Banda da Polícia Militar de Araguaína Comunidade escolar marca presença nas apresentações do Café Historiográfico Estudantes realizam apresentações artísticas e culturais na culminância do Café Historiográfico
Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

Em seu terceiro ano, o Café Historiográfico busca tornar mais atrativo e inovador o processo de aprendizagem dos estudantes

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A música como trilha sonora da vida e da história inspirou a realização do projeto ‘Café Historiográfico: musicando a história e historiando a música’, na Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, de Araguaína. Em seu terceiro ano, a iniciativa trabalha em sala com as músicas relacionadas com os conteúdos da disciplina de história.

“Os estudantes do 8º e do 9º ano pesquisam as músicas relacionadas aos temas, fazem um levantamento do contexto histórico em que elas estão inseridas, com destaque para os fatos que marcaram o ano de sua composição, relacionando com os conteúdos trabalhados na disciplina de história”, explicou a idealizadora do projeto, a professora Iranildes Gomes da Silva.

A professora destacou ainda que, durante a execução das atividades, os estudantes também são provocados a realizarem uma análise crítica da letra das canções. “E na culminância do projeto, que ocorreu no último sábado, 14, as canções escolhidas foram apresentadas para toda a comunidade”.  

Já os estudantes do 6º e 9º ano realizam pesquisas referentes aos fatos relacionados ao ano do seu nascimento e sobre as músicas que marcaram esse ano. “O resultado final do trabalho foi a produção de um livro, em que eles descreveram fatos e canções que marcaram o início das suas vidas”, ressaltou Iranildes Gomes. 

A estudante Larissa Quintela Silva Nakano, do 8º ano, destacou os trabalhos apresentados na culminância das atividades do ‘Café Historiográfico: musicando a história e historiando a música’. “Foram realizadas exposições artísticas, teatro, música, recitais de poemas, poesia e literatura de cordel”, destacou. 

A coordenadora de Programas e Projetos, Dágla Rôsse Pajeú Silva Lima, explicou que o projeto tem como objetivo dinamizar o processo de aprendizagem dos estudantes na construção do conhecimento histórico de forma atrativa e inovadora. “Os pais, os estudantes e toda a comunidade tiveram a oportunidade de apreciar as apresentações que se utilizaram de diferentes linguagens”.

Além das apresentações dos estudantes, também foram realizadas apresentações de números musicais pela Banda da Polícia Militar de Araguaína. 


Tags: Tocantins TO Seduc TO