NOTÍCIAS

Alagoas 16:13, 25 out 2019 Blitz motiva estudantes da rede estadual para prova do Saeb

Blitz motiva estudantes da rede estadual para prova do Saeb

Na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro as provas acontecem nesta quinta e sexta-feira (24 e 25) e em Fernão Velho, na Escola Estadual Maria Amália, a avaliação inicia na terça e vai até sexta-feira (1).

Texto de Manuella Nobre

Numa grande corrente que abrange todo o estado, as redes públicas estadual e municipais seguem mobilizando as suas escolas para participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, cuja aplicação teve início na última segunda-feira (21) e prossegue até 1º de novembro em todo o país. A prova, que será aplicada com turmas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3a série do ensino médio, vai ser avaliar a Educação Básica do país e será um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

Segundo dados da organização da Prova Saeb em Alagoas, 113.885 estudantes de 1945 escolas das redes estadual, privada, federal e municipais participam da prova no estado. 

23 10 2019 Blitz Saeb Escola Rosalvo Ribeiro Fotos Valdir Rocha 13

Nesta quarta-feira (23), às vésperas de iniciarem suas avaliações, estudantes das escolas estaduais Rosalvo Ribeiro, em Bebedouro, e Maria Amália, em Fernão Velho, receberam a blitz promovida pelo Grupo do Núcleo Estratégico de Acompanhamento Pedagógico (NEAP) da Superintendência de Políticas Educacionais da Seduc e 13ª Gere, acompanhados das gerentes do Núcleo, Jacielma Pereira, e da gere, Taciana Gomes. 

“Temos ido em todas as escolas, acompanhando os últimos detalhes antes da aplicação da prova e temos nos surpreendido com as ações promovidas: algumas fizeram paródias, outras grito de guerra, uma fez o mascote “saebinho”; na outra os alunos com as metas na ponta da língua. Cada uma mais linda do que a outra”, avalia Jacielma. 

Jacielma elogia mobilização nas escolas estaduais Fotos Valdir Rocha 83

A gerente da 13a Gere, Taciana Gomes, fala da mobilização em sua regional, que compreende a Alta Maceió, Bebedouro, Chã da Jaqueira e o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). “Pela 13ª Gere, nossas 55 escolas serão avaliadas e mereceram nossa atenção. Aqui na Rosalvo Ribeiro serão dois dias, amanhã e sexta-feira, com fundamental II e ensino médio, e na próxima semana a Maria Amália, da terça à sexta-feira (1), apenas fundamental I e II”, explica Taciana. 

Taciana Gomes gerente da 13a Gere diz que 55 escolas da Alta Maceió e Cepa farão prova Fotos Valdir Rocha 19

Escolas na expectativa - Numa clima de grande expectativa, as comunidades aguardam ansiosas o dia da prova. É o que revela a gestora geral da Rosalvo Ribeiro, Elaine Soares, e os alunos Ryan Henrique, da 3ª série do ensino médio, e Maria Beatriz Batista, do 9º ano Fundamental. 

“Já tinha participado antes e achei muito bom. Nos preparamos desde o início do ano para este dia, por ser uma prova importante. Estou tranquila e segura”, garante Beatriz. “Foram muitas atividades durante o ano, bem dinâmico, com aulões, simulados. Amanhã estaremos todos aqui”, afirma Ryan. 

Elaine diretora da Escola Rosalvo Ribeiro fala que escola está mobilizada Fotos Valdir Rocha 82

A gestora Elaine fala da expectativa em relação à avaliação. “Aqui, 91 estudantes dos 9º anos e 3ª séries são aguardados para a prova. Para isto, fizemos reuniões também com os pais, professores e funcionários administrativos, estamos contando com todo mundo. Nosso grupo, nossa escola está toda mobilizada”, revela.

23 10 2019 Blitz Saeb Escola Rosalvo Ribeiro Fotos Valdir Rocha 69


Tags: Alagoas AL Rede Pública Estadual Saeb Incentivo Escola 10