NOTÍCIAS

Bahia 18:28, 10 jul 2020 Bahia promove cerimônia virtual no domingo (12) para celebrar os 120 anos do educador Anísio Teixeira

Bahia promove cerimônia virtual no domingo (12) para celebrar os 120 anos do educador Anísio Teixeira

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), o Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da SEC, e o Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEE-BA) celebram, neste domingo (12), às 10h, os 120 anos de nascimento do educador baiano Anísio Teixeira. A cerimônia, que será transmitida no YouTube, nos canais (https://www.youtube.com/educacaobahia1) e (https://www.youtube.com/ceebahia), faz parte de uma programação especial de atividades desenvolvidas pelo Governo da Bahia, com o objetivo de difundir o pensamento e a obra de Anísio Teixeira, além de promover uma reflexão sobre a sua contribuição para a educação. 

Na abertura, haverá a apresentação de um vídeo sobre o livro infantil "Menino movimento", a saudação do presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, e, na sequência, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fará um pronunciamento em torno do tema "Um diálogo com as crianças da Bahia, do Brasil e do mundo".

Em seguida, o professor Naomar de Almeida Filho, da Universidade de São Paulo (USP), abordará o tema "O olhar sobre a vida de Anísio Teixeira", e ex-estudantes da Escola Parque farão uma apresentação literomusical. Os reitores João Carlos Sales e Luiz Otávio de Magalhães, respectivamente, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), discutirão o tema "O pensar de Anísio Teixeira".

O evento virtual contará, ainda, com um mosaico de depoimentos de educadores e especialistas; apresentação do "Cordel Anísio Teixeira"; exibição do documentário da SEC acerca da vida de Anísio Teixeira; e declamação da poesia "Esperança", de Mário Quintana. A programação será encerrada com o Hino ao 2 de Julho e com a exibição de vídeo da Caminhada Virtual, realizada na celebração do 2 de Julho deste ano. 

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/07/2020, 10h às 11h30

I MOMENTO:

- Abertura (Menino Movimento);
- Saudação do Presidente do CEE (Paulo Gabriel Soledade Nacif);
- Pronunciamento do Secretário de Educação do Estado da Bahia: um diálogo com as Crianças da Bahia, do Brasil e do mundo (Jerônimo Rodrigues).

II MOMENTO:

- Hino Nacional Brasileiro (Aiace Pedreira Felix);
- O olhar sobre a vida de Anísio Teixeira (Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho, USP);
- Apresentação Lítero musical (ex-alunos da Escola Parque: Tiago Santos, Guilherme Chagas, Davi Santana e Lucas Rocha).

III MOMENTO:

- Mosaico de Depoimentos I: Gileno Pedreira Félix, Haroldo Lima, Maridaura Vita, Gedean do Nascimento, Nerivaldo de Almeida;
- Cordel Anisio Teixeira (Carlos Silva);
- Mosaico de Depoimentos II: Denise Calasans e Sandra Santos (autoras do livro “Menino Movimento” , Chiado Editora);
- Mosaico de Depoimentos III: narrativas de crianças sobre Anísio Teixeira;
- O pensar de Anísio Teixeira: Reitor João Carlos Sales, UFBA, Presidente da Andifes; Luiz Otávio de Magalhães, Reitor da UESB, Presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia.

IV MOMENTO:

- Breve documentário acerca da família de Anísio Teixeira (vídeo da SEC-BA - 120 anos de Anísio Teixeira, 2019);
- Poesia Esperança: Mário Quintana, Antologia Poética (Amanda Almeida);
- Canção: Hino Ao 2 de Julho (Ana Barroso, vídeo, Caminhada Virtual - 02 de julho 2020);
- Palavras de gratidão a Anísio Teixeira: Cybele Amado (IAT) e Nadja Maciel (CEE/UEFS); 
- Encerramento: Secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Tags: Bahia BA Portal da Educação