NOTÍCIAS

Ano letivo 2021 10:09, 1 mar 2021 Aulas da rede estadual começam em 10 de março em formato remoto

Aulas da rede estadual começam em 10 de março em formato remoto

Medida foi anunciada em portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26)

O ano letivo 2021 vai começar em 10 de março em formato remoto na rede estadual de ensino. O anúncio foi feito em portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

De acordo com a Portaria 3019/2021, artigo 2º, fica estabelecido, inicialmente, o modelo organizacional de ensino remoto, podendo, gradativamente, avançar para o ensino híbrido e presencial, caso o cenário da COVID-19 em Alagoas apresente um diagnóstico favorável, baseado nas avaliações das autoridades sanitárias. No ensino remoto, as atividades podem ser realizadas com ou sem a mediação tecnológica, com a entrega de conteúdo impresso para os estudantes sem acesso a internet.

O centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira (título estabelecido pela Lei 12.612 de abril de 2012), será o tema norteador do ano letivo 2021. As atividades acontecerão por meio de laboratórios de aprendizagem – onde os professores trabalham de forma interdisciplinar, integrando várias disciplinas - e roteiros de estudos – com instruções para o trabalho quinzenal dos estudantes - para as turmas do 1º ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio. Já as turmas da 3ª série do ensino médio participarão do Foca no Enem, onde terão apoio para se prepararem para a edição 2021 do exame de acesso ao Ensino Superior. 

Busca ativa visa engajar estudantes que não participam das atividades fotos José Demétrio 89

Calendário - As escolas cumprirão um calendário de 200 dias letivos e, nos dias 05, 08 e 09 de março será realizada jornada pedagógica, onde os professores farão seu planejamento interno.

Vale ressaltar ainda que a organização da oferta da Educação Básica na rede estadual se dará na perspectiva do Ciclo Emergencial Continuum Curricular, onde serão trabalhadas as aprendizagens não alcançadas em 2020. 

O secretário executivo de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira, falou sobre a portaria e das expectativas para o ano letivo 2021. “Entendemos que este modelo remoto, é no momento, o mais prudente para toda a comunidade escolar. Neste primeiro momento, as escolas farão um acolhimento, ainda que à distância, de seus professores e estudantes, sempre buscando escutar as contribuições que cada um pode dar para a construção desse ano letivo. Além disso, ano passado, ouvimos os professores e também estudantes e, a partir desta devolutiva, buscaremos aprimorar essa metodologia para 2021, tendo inclusive um calendário permanente de formações. A ideia é caminharmos juntos no intuito de oferecermos uma educação de qualidade para a população alagoana e minimizando os eventuais prejuízos”, destaca.


Tags: AL Ano Letivo Ano letivo 2021 Educação Alagoas