NOTÍCIAS

Centro de Línguas 14:43, 4 mar 2016 Aula inaugural em Palmas marca expansão do Centro de Línguas da Seduc para 1.200 alunos

Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins Aula inaugural do Centro de Línguas da Seduc Tocantins
Foto: Adilvan Nogueira / Governo do Tocantins

Neste ano, a expansão contemplou, ainda, as cidades de Araguaína e Gurupi, totalizando, assim, 1.200 alunos contando com o polo central de Palmas.

Thaís Ramalho / Governo do Tocantins

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 04, no auditório do Palácio Araguaia, a aula inaugural do Centro de Línguas da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Na oportunidade, Porto Nacional foi anunciada como mais uma cidade que será contemplada com os cursos de Inglês e de Espanhol do Centro. Neste ano, a expansão contemplou, ainda, as cidades de Araguaína e Gurupi, totalizando, assim, 1.200 alunos contando com o polo central de Palmas.

O projeto-piloto, que surgiu em Palmas, em 2015, com 200 alunos, foi fruto do esforço e trabalho conjunto da equipe da Diretoria de Diversidades e Projetos Educacionais da Seduc.  Hoje, além de ter expandido para mais três cidades do Tocantins, o Centro contará com 5 novas salas de aula climatizadas, em Palmas; sala para professores e uma plataforma online, com biblioteca virtual para dar apoio a todos os alunos.

A intenção, segundo o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, é criar condições para que alunos e professores tenham a oportunidade de acesso a mais dois idiomas: inglês e espanhol.  “O Centro de Línguas está intimamente ligado à política de Educação Integral e Humanizada. Fortalecer o entendimento e capacidade de expressão dessas duas línguas, abrindo novas possibilidades aos alunos é o nosso maior objetivo”, afirmou.

Para quem dá aula no Centro, a satisfação é grande ao ver a expansão e a procura aumentar. Como é o caso da professora de inglês, Adriana Boettcher. “O Centro de Línguas está sendo um sucesso devido ao empenho do secretário [Adão Francisco] e toda a equipe por ter acreditado nesse projeto. A nossa satisfação é grande ao passar esse aprendizado aos alunos e ver neles uma vontade de aprender”, contou.

Aluna do curso de Inglês, a professora Maria Rica Labanca disse que aproveitou a oportunidade para abrir novos caminhos. “Quero falar inglês fluente, aproveitar a oportunidade que a Seduc está oferecendo aos professores e alunos. Fazer esse curso é a realização de um sonho”, disse.

Jovem Embaixador

Em 2015, Rodrigo Dias, do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, em Araguaína, foi o representante do Tocantins no Programa Jovem Embaixador. Nos Estados Unidos da América (EUA), Rodrigo pôde vivenciar uma experiência única de aprendizado e contato com as mais diferentes culturas.

Para ele, uma das oportunidades que o Centro de Línguas pode oferecer é a de dar aos alunos a chance de participar de projetos como o Jovem Embaixador. “Sempre conto para todos o que vivi enquanto Jovem Embaixador, representante do Tocantins no ano de 2015. Hoje, eles [os alunos do Centro] têm a oportunidade de fazer bem feito os cursos e, assim como eu, participar de experiências incríveis”, afirmou.


Tags: Tocantins TO Centro de Línguas