NOTÍCIAS

Aula online 16:03, 1 set 2020 Aula ao Vivo realizadas pela Seed promovem maior interação entre alunos e professores

Aula ao Vivo realizadas pela Seed promovem maior interação entre alunos e professores

O Aula Paraná ganhou um novo incremento que vai dinamizar ainda mais o ensino para os alunos que estão estudando de forma remota: são as Aulas ao Vivo. O lançamento faz parte de uma série de ações da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) que visa a engajar os alunos e oferece a eles uma oportunidade de interação imediata com seus professores.

De acordo com o Secretário da Educação, Renato Feder, os primeiros resultados dessa maior interação já são percebidos entre alunos e professores. “O estudante participa da aula ao vivo, responde quizzes, comenta no próprio canal do Aula Paraná no YouTube (onde as aulas são transmitidas) e o professor pode responder na mesma hora que ele lança sua dúvida”, conta.

Aulas compactas e dinâmicas - Roni Miranda, chefe do Departamento Pedagógico da Seed, comenta que todo o conteúdo foi pensado de uma forma que não só atraísse os alunos, mas também ganhasse sua adesão. “Inicialmente, teremos de duas a três aula ao vivo por semana para turmas diferentes - todas elas com essa interação ao vivo entre alunos e professores”, explica

Ele explica que cada aula tem dois professores apresentando os conteúdos e enquanto um faz a aula o outro responde às perguntas dos alunos. “É um trabalho dinâmico entre alunos e professores que acaba aproximando muito mais”, conclui.

Anne Chimanski é uma das responsáveis pela elaboração da programação das aulas. “Enquanto a pandemia forçar nossas aulas a continuarem sendo transmitidas via TV ou on-line, continuaremos oferecendo as aulas remotas e as Aulas ao Vivo, que já se mostraram positivas para a interação entre alunos e professores”, afirma.

Fabiano Vilatorres é um dos professores que estão ministrando as aulas Ao Vivo, e conta que ver a interação dos alunos nas aulas tem sido bom para ele, pois o ajuda a guiar melhor sua aula. “Os alunos se mostram muito mais interessados quando a aula é ao vivo; se faço uma pergunta durante a transmissão eles respondem no chat, mandam mensagem de carinho, apoio e gostam de mostrar para nós que estão interessados”, conta o professor.