09:34, 10 abr 2017
Pará

Atletas do Pará são convocados para a Seleção Brasileira

Foto: Agência Pará

Os alunos-atletas Marcus Andrade e Adriane Silva foram convocados para a Seleção Brasileira de Judô Escolar e participarão do II Camping de Treinamento de Judô, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 12 a 17 de julho, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Judô.

Os estudantes são de escolas estaduais e foram convocados em virtude do excelente desempenho e destaque durante as competições dos Jogos Escolares da Juventude, que foram realizados na cidade de João Pessoa, na Paraíba, em 2016. Os jogos acontecem anualmente e contam com a participação de atletas de todo o Brasil que passam pelas etapas estaduais de seus estados, que no caso do Pará é os Jogos Estudantis do Pará (JEP).

Os Jogos Estudantis do Pará (JEP) é um evento esportivo que há 59 anos é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em parceria com as entidades educacionais, desportivas e prefeituras, sendo os sucessores dos Jogos Paraenses Ginásio-Colegiais (Jopagicos), instituído em 1958. O JEP é considerado o segundo mais antigo do Brasil e tem importante papel na vida de adolescentes que sonham em ser atletas olímpicos.

Para a judoca Adriane Fernandes, da Escola Estadual Edgar Pinheiro Porto, em Bragança, essa vai ser uma excelente oportunidade para aprimorar os conhecimentos e habilidades. “Essa é a primeira vez que estarei participando de um treinamento fora do estado, vai ser uma experiência muito boa, poder conhecer novas pessoas, trocar experiências e aprender muito mais sobre judô, estou muito feliz com tudo isso, é uma oportunidade única na vida do atleta”, destacou a estudante.

O aluno-atleta Marcus Vinicius Andrade,14 anos, estudante da Escola Estadual Izabel Amazonas, treina há seis anos, conquistou medalha de prata nos Jogos Escolares da Juventude e ficou muito feliz com a convocação. “Ainda não estou acreditando que fui convocado, é a primeira vez que poderei treinar fora do estado e poder aprender muito mais e me preparar melhor para as próximas competições”, destacou.

A irmã de Marcus, Izabele Andrade, 13 anos, também é jodoca e aluna da Izabel Amazonas. Ficou em sétimo lugar na categoria sub 15 menos 40kg dos Jogos Escolares da Juventude e está concorrendo ao Troféu Romulo Maiorana por suas excelentes conquistas no ano passado, vencendo competições nacionais e internacionais. Os estudantes foram descobertos quando participavam do programa Mais Educação, desenvolvido na escola, e logo depois foram convidados para treinar na Academia Sensei Coelho.

Os irmãos sempre receberam o apoio da família e a mãe, Rosiclene Ribeiro, é o retrato de dedicação e amor à carreira dos filhos. “Eu estou muito feliz por eles, sempre faço o que está ao meu alcance para ajudá-los e vê-los felizes. Esse é o resultado de muita luta e dedicação, espero que eles cheguem onde querem, estarei sempre apoiando e fazendo de tudo para vê-los felizes”.

Além dos alunos-atletas, o técnico Jaime Antônio Campos, professor na Escola Estadual Cristo Redentor, também foi convocado para o período de treinamento.

A coordenadora do NEL, Ana Glória Guerreiro, destaca a importância dos JEP para a vida dos estudantes e diz que a realização dos jogos se justifica pela necessidade de disseminação dos ideais do movimento olímpico, direcionados para construção de um mundo melhor e pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e com base nos princípios de cidadania, compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura de paz e fair-play.

“É muito gratificante ter alunos-atletas do estado do Pará sendo selecionados para um evento desse porte, ainda mais oriundos de escolas estaduais. A mensagem que eles deixam é que mesmo diante de tantos desafios e dificuldades eles perseveraram, ampliaram suas possibilidades e hoje estão servindo de incentivo e inspiração para os demais”, destacou Ana Glória Guerreiro.

As inscrições para os Jogos Estudantis do Pará (JEP) estão abertas para a Região Metropolitana de Belém até o dia 2 de maio, podendo ser realizadas pelo endereço www.seduc.pa.gov.br/site/nel/index. Para os municípios do interior as inscrições são realizadas de acordo com o período de cada regional, que começam no dia 17 de maio.

Este ano a competição terá sete regionais: Moju, Mocajuba, Breves, Maracanã, Santa Izabel, Igarapé Açu e Marabá. Os alunos competirão nas modalidades coletivas que são vôlei, futsal, handebol e basquete, masculino e feminino, e nas modalidades individuais que envolvem tênis de mesa e xadrez.


Texto:Eliane Cardoso

Fotos:Ascom SEEL


Compartilhar

Outras Notícias