NOTÍCIAS

Educação 11:04, 30 jul 2019 Atividades de férias com a EducaKombi no Vida Centro Humanístico

Atividades de férias com a EducaKombi no Vida Centro Humanístico

Iniciativa, que segue até sexta-feira, 2 de agosto, vai beneficiar pelo menos seis escolas estaduais e mais de 400 alunos

Emocionadas por receberem os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, as crianças se abraçaram, pularam e deram risadas nas atividades de férias promovidas pela Secretaria da Educação no Vida Centro Humanístico. A EducaKombi, biblioteca itinerante da Seduc, fica até sexta-feira, 2 de agosto, no local. Mais de 400 estudantes das escolas Lídia Moschetti, Padre Léo, Elmano Lauffer Leal, Helena Litwin Schneider, América e Baltazar de Oliveira Garcia participam das brincadeiras, contação de histórias e outras atividades que serão desenvolvidas.

De acordo com a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Escolares (Sebe), responsável pelo projeto EducaKombi, Maria do Carmo Mizetti, a ideia da primeira visita, que ocorre durante o período das férias discentes, é ofertar atividades lúdicas para que as crianças aproveitem o tempo livre e coloquem em dia seus estudos. “É um grande trabalho que mexe com a imaginação e auxilia no desenvolvimento intelectual. É uma excelente oportunidade para os pais trazerem seus filhos e aproveitarem”.

A presidente da Organização Não Governamental (ONG) Associação Filhos Nascidos do Coração (Afinco), que atua na formação psicopedagógica, psicológica e neuropsicopedagógica dos alunos de baixa renda no Vida Centro Humanístico, Yassanan de Souza Costa, destaca que muitos jovens, nas férias, acabam ficando ociosos ou sozinhos dentro de suas casas. “Este projeto incentiva a participação no teatro, contação de histórias, pintura, bambolê e palestras educativas”, destaca.

Flávia Lima Prates é mãe do estudante Bernardo, que cursa o 4ª ano do Ensino Fundamental na Escola América. Ela reforça o lado positivo das brincadeiras: “Estes horários livres são ótimos para ele aprimorar o conhecimento por meio da leitura”, afirma. “Eu adoro desenhar e amo teatro. Gosto muito da turma da Mônica e do Sítio do Pica Pau Amarelo”, conta o estudante.

EducaKombi é aberta ao público

Além dos estudantes da rede estadual, os educandos da rede municipal e das escolas particulares estão convidados a conhecer o projeto e disseminar a ideia de incentivo à leitura para toda comunidade escolar. Juntamente com a biblioteca itinerante, diversas atividades estão programadas para entreter, divertir e ensinar crianças e jovens de todas as idades.

Vida Centro Humanístico

O Vida Centro Humanístico é um espaço de cidadania com ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura.  Inaugurado em 1990, o Vida Centro Humanístico situa-se em uma área física de 120 mil metros quadrados, atendendo usuários de Porto Alegre e Região Metropolitana.



Tags: Educação RS livros Kombi