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Santa Catarina 14:34, 22 jul 2016 Artigo - Base Curricular Comum

BNCC
Foto: Divulgação

Por Secretário de Estado da Educação e Presidente do Conselho dos Secretário de Estado da Educação (Consed), Eduardo Deschamps

O filósofo Sêneca já dizia que “não há vento favorável para quem não sabe para onde deseja ir”. Ao longo dos anos houve muita a resistência a implementação de uma base nacional curricular comum, a BNCC,no Brasil. Uma base comum consiste no conjunto de competências, habilidades e conteúdos essenciais que todos os brasileiros de norte a sul do País devem aprenderno ensino fundamental e médio, incluindo também a educação infantil.

Felizmente, desde 2014, o Ministério da Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação vêm trabalhando na sua elaboração. Depois de uma primeira versão, o MECapresentou em maio deste ano a versão dois da BNCC. Mais enxuta e focada, a nova versão sofreu muitas melhorias, em especial na área de história e educação infantil, porém ainda carece de mais avanços. Discute-se em especial melhorias nas etapas de alfabetização e no ensino médio, além de uma melhor definição de seus objetivos gerais, da sua coerência e o seu tamanho,que influenciará no tempo a serem despendido em sala de aula para cada conteúdo.

Desta forma, o Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estão realizando em todos os estados brasileiros seminários de análise e proposição de mudanças com a participação de educadores, especialistas, estudantes e representantes da sociedade.

Santa Catarinarecebe o seminário nos dias 19 e 20 de julho,no qual mais de 350 participantes irão elaborar as sugestões catarinenses que serão incorporadas a um documento a ser encaminhado ao MEC. As contribuições servirão de base para a elaboração da versão final da BNCC que passará pela análise e aprovação final do Conselho Nacional de Educação.

O momento é histórico, pois ainda que sozinha a BNCC não resolva os problemas que nosso sistema educacional enfrenta, ela serve de farol para orientar os melhores caminhos a serem seguidos em sala de aula pelos professores para garantir uma educação com mais equidade e que garanta que nossos estudantes aprendam aquilo que efetivamente lhes garantirá uma formação mais sintonizada com o século XXI.

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