NOTÍCIAS

Escola Pública/ aprovação em vestibular alunos 13:07, 30 jan 2020 Aprovado no SISU, piauiense, filho de agricultores realizará o sonho de cursar medicina

Foto:

Lucas aponta que a escola foi essencial para vencer as adversidades e seguir nos estudos

Ser aprovado em um curso concorrido requer um longo percurso com obstáculos e escaladas e foi assim que o estudante Lucas de Oliveira Santos conquistou o primeiro lugar em medicina, pelo sistema de cotas, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Filhos de lavradores da zona rural do município de Pajeú do Piauí, localizado a 412 km de Teresina, e residente no assentamento Lagoa do Mato, Lucas aponta que a escola foi essencial para vencer as adversidades e seguir nos estudos.

"Desde muito cedo tive dificuldades para estar presente À escola, mas enfrentando sol, chuva ou até mesmo indo a pé para casa não parei os estudos. O ponto mais próximo de internet fica a 12 km da minha casa, impossibilitando o fácil acesso à pesquisa, mas com o apoio da escola na qual conclui o ensino médio consegui contornar todas as dificuldades", disse o estudante.

A Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá, na qual Lucas concluiu o ensino médio, atende 284 alunos nos três turnos na modalidade Ensino médio regular e EJA, concomitante com os cursos Secretariado e Cooperativismo. De acordo com a técnica administrativa, Vanda Martins Soares Cronemberger, a aprovação do estudante não foi uma surpresa.

"Este ano ficamos imensamente felizes e orgulhosos com o aluno Lucas de Oliveira Santos, 1º lugar medicina UFPI, como cotista. A aprovação já era esperada pela seu histórico de Menção Honrosa e Medalhista na OBMEP, participou até a 3ª etapa da Olimpíadas de Física, assíduo no Preparatório Enem via Canal Educação na escola", disse Vanda.

A técnica complementa que os estudantes da unidade seguem com atividades que reforçam a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que resultaram em dez aprovações em 2020 nos cursos de medicina, ciências biológicas, administração, engenharia elétrica, engenharia civil e matemática.

"Nossa Escola é como a maioria da rede estadual, nosso diferencial está no comprometimento, dedicação, harmonia e empenho da comunidade escolar: professores, gestores, servidores, alunos e a família, que resulta em premiações na OBMEP e histórico de aprovações no Enem. Realizamos as atividades complementares Feira do Conhecimento, Projeto de intervenção com Monitoria dos próprios alunos e o Jovem do Futuro tem nos ajudado muito", pontua.

Para além dos estudos na unidade de ensino, Lucas criou uma rotina de estudos para tornar melhor seu aproveitamento e que resultou na conquista da vaga em medicina.

"Estudei dez horas por dia abrindo mão do uso das redes sociais, encontro com amigos, eventos e não só nos períodos de aula, mas também nos feriados. Tudo isso em prol do sonho maior que é cursar medicina na UFPI, e assim conseguir no futuro dar uma melhor condição de vida aos meus pais", disse.

Lucas reforça que outro fator para a conquista da vaga foi o incentivo por parte dos professores durante todo o ensino na escola.

"Os professores sempre me incentivaram a participar de olimpíadas e atividades extracurriculares. Graças a eles conquistei premiações em três oportunidades com medalha e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Estas conquistas são resultados do meu esforço e dedicação dos meus professores", comemora o estudante.


Tags: PI Escola Pública/ aprovação em vestibular alunos sisu