NOTÍCIAS

Educação 11:42, 19 set 2019 Alvorada e Caxias do Sul vão receber Escolas Cívico-Militares em 2020

Alvorada e Caxias do Sul vão receber Escolas Cívico-Militares em 2020

Duas escolas da Rede Estadual serão contempladas pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares lançado pelo Ministério da Educação. A decisão, divulgada pela Secretaria da Educação nesta quinta-feira, 19 de setembro, inclui os municípios de Alvorada, na Região Metropolitana, e Caxias do Sul, na Serra Gaúcha – as instituições que receberão o projeto piloto ainda precisam ser definidas por consulta pública. “Nossa prioridade são os municípios que integram o programa transversal do Governo, o RS Seguro. Também consideramos importante contemplar escolas localizadas em zonas de vulnerabilidade social”, explica o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, autor do projeto de lei que cria as escolas no RS, afirma que se trata de um momento histórico para os gaúchos. "Desde o início da tramitação o secretário demonstrou interesse e o entendimento resultou em uma ótima notícia para o Rio Grande do Sul", afirmou. O parlamentar acrescentou que, em visita a Brasília, o Ministério da Educação confirmou que o seu projeto servirá de modelo para todo o país.

Como critérios, o governo federal exige que as instituições escolhidas pelos Estados tenham de 500 a mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio. O formato piloto já deve começar em 2020, e prevê investimento de cerca de R$ 1 milhão por escola.


Tags: Educação Projeto RS Escolas cívico-militares