NOTÍCIAS

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais 16:27, 3 set 2019 Alunos de escolas estaduais de Patrocínio participam de projeto de robótica

136 mil estudantes de Goiás farão provas do Saego 136 mil estudantes de Goiás farão provas do Saego 136 mil estudantes de Goiás farão provas do Saego 136 mil estudantes de Goiás farão provas do Saego
Foto: Divulgação

Ação é resultado de uma parceria entre a SRE e o IFTM

Desde o início deste ano, a aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, no município de Patrocínio, Joyce Rodrigues, aprende sobre programação e componentes eletrônicos. É que a escola onde ela estuda faz parte do projeto “Robô Cerrado”, iniciativa que é resultado de uma parceria entre a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patrocínio e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Patrocínio.

“Eu gosto muito de tecnologia. O projeto está sendo uma ótima oportunidade de aprender a programar. O curso tem uma parte online e outra presencial. Está agregando muito conhecimento”, conta Joyce.

O projeto tem como objetivo oportunizar a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação por meio da robótica educacional. A iniciativa é desenvolvida em escolas estaduais que ofertam o ensino médio. Cada escola conta com uma equipe de quatro alunos e um professor que recebem formações semanais por meio de aulas práticas, além de formações via internet, por meio de Educação a Distância.

Projeto é desenvolvido em 11 escolas da regional, entre elas a Escola Estadual Terezinha Moreira Marra. Foto: Arquivo da SRE

Projeto é desenvolvido em 11 escolas da regional, entre elas a Escola Estadual Terezinha Moreira Marra. Foto: Arquivo da SRE

Expectativa de ampliação

No total 11 escolas são atendidas pelo projeto e a expectativa é expansão, como conta a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da SRE de Patrocínio, Josiane França e Braga. “Professores e alunos participam da ação. Eles aprendem noções iniciais de informática, programação e robótica. Com o tempo, a nossa intenção é expandir o número de participantes”, afirma.

As aulas são ministradas por alunos de graduação e professores do IFTM. O NTE é responsável por realizar o suporte técnico em informática e a Diretoria Educacional da regional faz o acompanhamento pedagógico.

O professor de ciências e biologia da Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, Paulo Roberto da Silva, participa do projeto e destaca que a iniciativa está ajudando a aguçar o interesse dos alunos. “Esse é um projeto inovador que tem incentivado os alunos a buscar por algo novo e isso agrega muito”.

Participação feminina

Outro projeto desenvolvido em escolas da regional de Patrocínio é o “Elas na Robótica”. A iniciativa é voltada para alunas e professoras e tem o objetivo de estimular a formação de mulheres nas carreiras de Engenharia Elétrica e Computação na região do Cerrado Mineiro. O “Elas na Robótica” conta com a participação de duas escolas estaduais: a E.E Professora Ormy Araújo Amaral e E.E Irmã Gislene.


Tags: MG Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais seemg