NOTÍCIAS

Projetos e Premiações 12:04, 15 out 2019 Alunos da rede estadual são destaques na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos da rede estadual são destaques na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A 6ª edição da competição teve como tema abordado pelos estudantes “O lugar onde vivo”. (Foto: Allyne Paz)

Sete escolas da rede estadual de ensino foram selecionadas para a etapa regional da 6ª edição Olimpíada de Língua Portuguesa. Com uma expressiva participação, as unidades de ensino estadual formam o maior grupo de instituições do RN a avançarem no certame.

A Comissão Julgadora Estadual do RN avaliou os trabalhos desenvolvidos por todas as escolas do sistema estadual de ensino e tornou pública a seleção dos trabalhos que estão aptos para participar da etapa regional. No total, 19 trabalhos, das redes estadual, municipal e federal foram encaminhados e vão participar da próxima etapa. 

Nesta edição, o tema para a produção textual dos estudantes foi “O lugar onde vivo”, em que os alunos foram convidados a aprofundar o conhecimento sobre a realidade que estão inseridos, assim, exercendo e contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. Cada série ficou responsável por um gênero textual.

As categorias são de poema para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, memórias literárias para o 6º e 7º anos, crônica para os 8º e 9º anos, documentário para o 1º e 2º ano do ensino médio e artigo de opinião para o 3º ano. Foram recebidos, das Comissões Julgadoras Municipais, um total de 585 produções dos estudantes, sendo 99 Artigos de opinião, 138 Crônicas, 79 Documentários, 135 Memórias literárias e 134 Poemas.

Segundo Afonso Gomes, subcoordenador de avaliação escolar da SEEC e coordenador da 6ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa no estado, a banca foi criteriosa na seleção das produções e que a qualidade dos textos é fruto da dedicação dos professores e alunos na execução da olimpíada. “A nossa expectativa é que os textos selecionados eles possuem grande chance de vencerem a etapa regional e serem vencedores em nível nacional”, explica Afonso.

Os estudantes receberam orientações dos professores de língua portuguesa para a produção do material. Para o professor e orientador, Jocenilton Cesário da Costa, que leciona na escola estadual Vicente de Fontes, localizada em José da Penha, a olimpíada é fundamental para a formação dos estudantes e além de incentivar a leitura e escrita, a atividade também permite com que sejam utilizadas outras linguagens e formas de comunicação. “A olimpíada faz com que os alunos sejam protagonistas desse concurso, em sentir que o seu trabalho não vai se limitar em sala de aula, que ele pode e deve ter a essa abrangência para além da escola”, enfatiza o docente.

A olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC e conta com o apoio das secretarias estaduais de Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação.

Próximas etapas

6ª Etapa (Regional) - 23 de outubro a 19 de novembro – Professores (as) e alunos (as) semifinalistas viajam juntos (as) para uma capital brasileira e participam de atividades culturais e formativas. Seleção dos (as) 173 alunos (as) finalistas e seus (as) professores (as)! Seleção dos (as) 20 professores (as) vencedores (as) na categoria Relato de Prática.

7ª Etapa (Nacional) - 28 de novembro - Seleção dos (as) 28 alunos (as) vencedores (as) e seus (as) professores (as).

Evento de premiação - 09 de dezembro - Revelação dos (as) 28 alunos (as) vencedores (as) e seus (as) professores (as).

Veja aqui a lista completa dos selecionados.

Tags: Rio Grande do Norte RN Olimpíada de Língua Portuguesa Projetos e Premiações