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meio ambiente 11:57, 11 abr 2018 Alunos apresentam projetos para a Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente

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Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Como parte da programação da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, os alunos da Escola Estadual Liberdade, em Palmas, apresentaram, na manhã desta quarta-feira, 11, a culminância dos trabalhos sobre a temática “Vamos cuidar do Brasil – cuidando da água”.

Dos trabalhos apresentados um deles se destacou. Foi o do aluno Adriel da Silva Mascarenhas dos Santos, 13 anos, estudante do 8º ano do ensino fundamental. Ele preparou um sistema que recolhe água que poderá ser reutilizada, como a água das pias e a direciona a dois pontos de purificação, sendo um que filtra as sujeiras pesadas e outro com um filtro elaborado com carvão, responsável por deixar a água potável.

Ariel disse que a ideia surgiu de suas reflexões. “Fui pensando e criei o projeto. Vou melhorar, utilizar mais recursos para que o sistema funcione melhor”, contou o aluno. O estudante utilizou material reciclável no seu projeto.

A estudante Melissa Marcelo Bezerra, 12 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental, conseguiu apresentar seu trabalho e falar da importância da preservação dos mananciais. “Aprendi que não devemos desperdiçar a água, porque necessitamos dela. Aprendi que precisamos pensar nos moradores de outras regiões que dispõem de pouca água”, disse.

A diretora Maria Nazaré Rodrigues explicou que as ações relacionadas à Conferência Infantojuvenil representam uma aprendizagem contínua. “É uma forma de incentivar os nossos alunos a cuidarem melhor do meio ambiente e que eles entendam que também são responsáveis pelo nosso habitat”, esclareceu.

A professora Eudeane dos Santos Lima, de Ciências, comentou que os trabalhos apresentados foram discutidos em sala de aula. “Como resultado, houve uma maior consciência ambiental e os alunos observaram a importância da preservação das nascentes. Nós temos o Ribeirão Taquaruçu, que precisa ser cuidado”, afirmou.

Além dos estudos em sala de aula e das apresentações dos projetos, a escola propôs a realização de experiências usando a água em irrigações e esclarecendo o ciclo da água. Os melhores trabalhos apresentados serão selecionados para participarem da etapa estadual da V Conferência Nacional InfantoJuvenil do Meio Ambiente.


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