NOTÍCIAS

Alagoas 13:17, 25 mai 2018 Alagoas discute Base Nacional Comum Curricular

BNCC vai nortear currículos das redes de ensino
Foto: José Demétrio

Grupos de trabalho estiveram reunidos no maior complexo de educação básica da América Latina, em Maceió, com objetivo de estudar e avaliar documento para implantação em Alagoas

Texto de Lucas Leite e Manuella Nobre

As redes de ensino de Alagoas estão mobilizadas para a discussão e implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino bem como das propostas pedagógicas das escolas de todo o país. Neste momento, a discussão gira em torno do ensino fundamental I ( 1o ao 5o anos) e II ( 6o ao 9o anos).

Na última quarta-feira (23), Grupos de Trabalho (GTs) de redatores da BNCC) se reuniram no Cepa. De acordo com Márcia Cristina Batista,uma das coordenadoras dos anos iniciais do ensino fundamental, este é um momento de discussões e leitura do documento, para torná-lo condizente com a realidade do estado.

“Temos que discutir e ler a BNCC para saber como reformulá-la a nível estadual, com todas as redes, para, quando entregarmos o documento ao Conselho Estadual de Educação, ele contemplar todas as redes, desde a pública à privada”, afirma a coordenadora Márcia Cristina Batista.

Fabiana Dias, uma das coordenadoras do ensino fundamental II, relata que as contribuições são de extrema importância. “Temos ao todo no ensino fundamental 19 redatores que vão colaborar para a construção deste documento”, conta.

Nesta sexta-feira, dia 25, a 1a Gerência Regional de Educação (Gere) também promove discussão sobre o tema com seus articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos. A ação acontece a partir das 8h, no auditório da Gere, localizada na Rua Epaminondas Gracindo, na Pajuçara, e contará com a presença da Professora Doutora Elisângela Leal, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A BNCC – A BNCC é o documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos precisam desenvolver ao longo da Educação Básica.

O documento teve sua construção iniciada em todo o Brasil o Brasil em 2015. A documentação da BNCC foi dividida em três etapas de revisão e, a partir das sugestões realizadas, foi aprimorada. As versões finais para a educação infantil e ensino fundamental já foram homologadas. O processo do ensino médio ainda está em andamento


Tags: Educação Alagoas AL