NOTÍCIAS

Sergipe 11:09, 23 out 2020 Ações da Busca Ativa Escolar de Sergipe são apresentadas em encontro do Unicef

Jonniely Cruz Rute Rozendo
Foto:

Ao todo, 18 estados fizeram adesão ao Fora da Escola Não Pode! e participaram do encontro, dentre os quais Sergipe esteve dialogando com parceiros para fortalecer as estratégias

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da equipe de Gestão Estadual da Busca Ativa Escolar, participou nessa quinta-feira, 22, do Encontro Busca Ativa Escolar Estados, uma iniciativa do Unicef para fortalecer a implementação da estratégia nos estados e, assim, contribuir para prevenir ou mitigar o abandono e a evasão escolares, sobretudo no atual cenário de crise.

Na oportunidade, a Seduc apresentou o trabalho de implementação da estratégia na Busca Ativa Escolar no Estado de Sergipe após a adesão à iniciativa Fora da Escola Não Pode!, estratégia adotada e executada pelo Governo de Sergipe em outubro de 2018, quando o secretário da Seduc e gestor político da iniciativa em Sergipe, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, junto à Coordenação Estadual da Busca Ativa Escolar, realizou o Encontro de Mobilização da Busca Ativa Escolar em Sergipe, com a presença do UNICEF, secretários municipais de educação, Assistência Social, Saúde, conselheiros tutelares e os diretores das diretorias regionais de educação e órgãos e instituições da rede de proteção.

Ao todo, 18 estados fizeram adesão ao Fora da Escola Não Pode! e participaram do encontro, dentre os quais Sergipe esteve dialogando com parceiros para fortalecer as estratégias de prevenção ao abandono escolar, além de realizar a exposição das ações executadas em Sergipe, cujo destaque se deu entre um dos três estados que mais avançaram nos trabalhos de Busca Ativa Escolar no Brasil.

De acordo com Rute Rosendo, coordenadora estadual operacional da Busca Ativa Escolar, além de Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão também estão à frente quanto às atividades de mobilização e capacitação dos municípios no que tange às ações e ferramentas da Busca Ativa Escolar. “O foco foi o início do nosso trabalho com os encontros de mobilização intersetorial envolvendo os secretários municipais dos 75 municípios, bem como o encontro de formação com a equipe do Unicef, e a formação no laboratório com as equipes municipais”, disse, enfatizando que essas práticas fortalecem a visibilidade do Fora da Escola Não Pode! com a estratégia da Busca Ativa Escolar nos municípios e, consequentemente, na sociedade.

Participaram do encontro a equipe de gestão estadual da Busca Ativa Escolar, professora Joniely Cheyenne Moura Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE) da Seduc; Rute Lisboa Dias Rosendo, coordenadora estadual operacional da Busca Ativa Escolar; Jaqueline Bispo Andrade e Leila Santos Silva, supervisoras estaduais da Busca Ativa Escolar.


Tags: Sergipe SE Busca ativa