NOTÍCIAS

Reuniões 15:13, 15 abr 2016 A 2ª Reunião Extraordinária teve como agenda principal a nova versão do Documento da Base Nacional Comum Curricular

Foto: Divulgação

Outro assunto na agenda da reunião, foi a apresentação do projeto Hora do Enem

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação realizou a II Reunião Extraordinária, nesta quinta-feira (14/4), na sede do Instituto Natura, em São Paulo. A pauta principal do encontro foi a apresentação, pelo secretário de Educação Básica - SEB/MEC, Manuel Palácios, sobre a segunda versão do Documento da Base Nacional Comum Curricular.  O presidente do CONSED, Eduardo Deschamps, abriu a reunião agradecendo a participação dos secretários e dos representantes das secretarias de educação, e também o apoio do Instituto Natura, que concedeu o auditório para atividade.

O presidente Eduardo fez uma contextualização a partir do posicionamento do Conselho em relação a BNC e ao Ensino Médio, que no último mês de março, foi acolhido pelo ministro Aloizio Mercadante. Eduardo Deschamps rememorou as audiências realizadas no MEC e no CNE para apresentar sugestões importantes para a segunda versão. 

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB-MEC, Manuel Palácios, iniciou afirmando que a segunda versão é bem diferente, do ponto de vista da apresentação como também do padrão do formato textual, em relação a primeira versão. Ele ressaltou aspectos importante para a construção de uma BNCC para o Brasil, como por exemplo a questão do "percurso que leva à construção da BNCC, sua relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e seu papel na construção de um Sistema Nacional de Educação". 

A apresentação foi dividida em etapas, com destaque para as alterações relacionadas ao Ensino Médio e as articulações com a educação profissionalizante. O encontro serviu para que ocorresse a apresentação preliminar, ao Consed, das mudanças sofridas no documento. Ao final da reunião, ficou acordado que Ministério da Educação, assim que o novo documento for finalizado, irá disponibilizar oficialmente a segunda versão da Base para que os secretários de educação e as equipes técnicas das secretarias possam ter acesso a íntegra do conteúdo.

Hora do Enem

Outro assunto na agenda da reunião, foi a apresentação do projeto Hora do Enem conduzida pela professora Raquel Teixeira, Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás; com a participação de Claudio Sassaki, cofundador e CEO da Geekie e Mônica Franco, da ACERP. 

A secretária de Goiás destacou o aspecto do programa ter acesso gratuito e explicou, aos secretários e representantes presentes, que o projeto é maior que apenas um simulado, sendo um conjunto de ações complementares como por exemplo o MECFlix (repositório gratuito de videoaulas), a própria Plataforma de estudo adaptativo Geekie Games/Sesi e o Programa Hora do ENEM, na TV Escola.

A professora Raquel Teixeira também ressaltou o compromisso firmado com o MEC para que os diretores das escolas e os secretários de educação estaduais tenham acesso a um relatório de desempenho dos alunos a partir da realização do 1º simulado, que acontece no próximo dia 30 de abril, sendo que O Hora do Enem realizará mais 3 simulados (25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro). 

O Hora do Enem é um projeto pensado para o estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. O projeto é um conjunto de ações complementares para auxiliar na preparação do estudante, composto por um boletim de notícias diário, uma plataforma de estudos personalizada com exercícios e simulados online, um programa televisivo com entrevistas, questões resolvidas e informações sobre o Exame e um site com questões comentadas por professores para você assistir e baixar. 

com a colaboração das assessorias de comunicação do Instituto Natura e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Tags: Consed Gestão Escolar Educação Profissional Ensino Médio Reuniões Reunião Extraordinária Portal Gestão da Educação BNC Base Nacional Comum - BNC BNCC Ensino Profissionalizante Ensino Técnico